A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mutirão Rural encerra etapa de 2022 com mais de 98 mil atendimentos

Selo
Post Image

De fevereiro a agosto de 2022, o Programa Mutirão Rural realizou mais de 98 mil atendimentos em 57 municípios. Ele é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicatos Rurais e prefeituras municipais. O último deste ano ocorreu na Comunidade Farinópolis, em Araputanga, na terça-feira (02.08).

A dona de casa Maria Lúcia, descobriu durante o evento que o grau da diabetes aumentou. “Não sabia que tinha piorado e está quase no tipo II. A moça me orientou como eu faço pra controlar e, por isso, já foi de grande valia eu ter vindo”.

Laércio dos Santos, pediu licença do trabalho na fazenda para poder comparecer ao evento. Ele precisava ir ao oftalmologista e se não fosse o Mutirão Rural, enfrentaria 130 km de estrada para buscar médico em Cáceres. “Fiquei sabendo do Mutirão e esperei para resolver aqui. É sempre muito difícil atendimento médico aqui”.

A visão do aposentado Sebastião Américo também não está boa. Ele foi ao Mutirão no intuito de conseguir uma consulta e um óculos para ler a Bíblia. “Eu levo a Bíblia na igreja, mas não consigo ler porque as letras embaralham. Com os óculos vou conseguir ler os salmos”, afirmou.

A assistente social da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Araputanga, Cacilda de Fátima, levou oito alunos para fazerem fotos para documentos, exames oftalmológicos e vacinas. “Se não fosse o Mutirão Rural, teria que fazer tudo particular e muitos não têm condições financeiras para custear”, afirma.

Consultas odontológicas estiveram entre serviços ofertados

Segundo a vice-presidente do Sindicato Rural de Araputanga, Maria Antônia, essa foi uma oportunidade dos moradores fazerem exames de rotina. “Muitos deixaram de se consultar por causa da pandemia e agora com o Mutirão Rural na comunidade, eles podem ter acesso a médicos e demais serviços de forma gratuita.

O Mutirão Rural é um programa de ação social que leva mais de 30 serviços gratuitamente a comunidades rurais de Mato Grosso. Devido às regras estabelecidas em anos eleitorais, o programa será suspenso nos meses que precedem as eleições.

Cine Senar – Outro programa que teve sua programação suspensa foi o Cine Senar, cujo último evento ocorreu nesta semana, em Barra do Bugres. Em 120 cinemas realizados neste ano, o programa reuniu público de 51 mil pessoas em 109 municípios mato-grossenses.

Segundo o coordenador da equipe técnica do Senar-MT, Gustavo Mocci, apesar da pausa, existe a possibilidade dos programas retornarem no fim do ano. “Ainda estamos analisando se retomaremos as atividades nos meses de novembro e dezembro, mas dependemos das condições climáticas, já que será período de chuvas”.