A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Auditoria do Mapa emite parecer favorável à ATeG Leite

Selo
Post Image

Nos dias 27 e 28 de abril, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou auditoria no Programa Mais Leite Saudável, do qual faz parte a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

A auditoria ocorreu no Laticínio Cajes e em duas propriedades rurais atendidas pela ATeG no município de Nova Xavantina. Ao final, o parecer foi favorável: “execução em conformidade com o projeto”. Essa foi a primeira auditoria após a suspensão das atividades devido as restrições sanitárias da pandemia.

Por meio do Programa Mais Leite Saudável, a ATeG do Senar-MT atende 60 propriedades rurais da cadeia produtiva de bovinocultura de leite, nos municípios de Nova Xavantina e Confresa.

Nas auditorias, são feitas a verificação dos documentos referentes a gestão do projeto. Além disso, também são apresentados os indicadores das propriedades assistidas e feita a conferência de relatórios das visitas técnicas.

De acordo com o coordenador da ATeG do Senar-MT, Armando Urenha, essa é mais uma vitória para a assistência técnica. “Consiste em um reconhecimento quanto à qualidade dos nossos serviços e quanto aos benefícios adquiridos pelas propriedades atendidas”, explica.

Programa Federal – O Programa Mais Leite Saudável é do Mapa e, segundo dados do Governo Federal, permite que agroindústrias, laticínios e cooperativas de leite utilizem créditos presumidos do PIS/Pasep e da Cofins, da compra do leite in natura utilizado como insumo de seus produtos lácteos, em até 50% do valor a que tem direito.

O laticínio ou cooperativa deverá, como contrapartida, executar um projeto que promova o desenvolvimento de seus produtores de leite. No caso do laticínio auditado neste mês, é ofertado aos produtores a assistência técnica.