A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Curso de vacinação tem sala cheia em Alto Garças

Post Image

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o Sindicato Rural de Alto Garças encerra 2019 com cerca de 50 ações educacionais realizadas ao longo do ano. O presidente do Sindicato Rural, José Milton Breintenbach conta que no início de novembro, o treinamento de vacinação contra Brucelose teve muita procura e sala cheia.

Segundo ele, garantir a participação das pessoas nos treinamentos é uma das principais dificuldades. "Mas para este curso de vacinação contra a Brucelose a procura foi grande e, conseguimos atender todos". O presidente reclama que as pessoas fazem a inscrição, confirmam a presença, mas não aparecem para fazer o treinamento. "Isso é uma dificuldade que enfrentamos faz muito tempo".

Além deste treinamento de Vacinação Contra a Brucelose, o Senar-MT também oferece um de Agente Sanitário em Saúde Animal, com carga horária de 40 horas e, que tem como objetivo, mostrar aos participantes as principais doenças que acometem o rebanho pecuário. Já o da Brucelose tem carga horária de 16 horas e o objetivo é mostrar como se faz a vacinação em bovinos e bubalinos, utilizando técnicas recomendadas.

Para o presidente José Milton, 2019 foi um ano de muitas realizações. Segundo ele, os treinamentos de máquinas e implementos agrícolas e os de Normas Regulamentadoras (NS) ainda estão no topo da lista dos mais demandados.

Ele diz ainda que o ano foi de muito trabalho e que alguns assuntos foram mais polêmicos e demandaram mais empenho para garantir a presença dos produtores nas reuniões e na luta para a solução dos problemas. "Tivemos várias reuniões sobre o Funrural e, aqui em Alto Garças, o nosso depósito de embalagens foi fechado. Este foi outro assunto que também rendeu vários encontros dos produtores. Estamos tentando reverter".