A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar participa de imersão sobre uso de drones em áreas florestais

Post Image

Nesta semana, representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participa de uma imersão tecnológica sobre semeadura de áreas florestais com o uso de drones no município de Rondonópolis (MT). A programação teve início na segunda (11) e termina hoje (14).

A iniciativa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) traz ao Brasil pela primeira vez o projeto "Dronecoria", do artista espanhol Lot Amorós, que associa inovação, sustentabilidade e reflorestamento ao uso de drones inteligentes para a restauração de ecossistemas.

Os participantes estão aprendendo a desenvolver o drone de código aberto, desde a montagem de peças até a instalação de programas para o mapeamento aéreo.

Paralelamente, acontece uma oficina de preparação das sementes para serem colocadas no drone e dispersadas em campo.

O assessor da Diretoria Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Rafael Costa, participa das atividades e explica que a tecnologia utilizada no Drone OpenSouce disponibiliza recursos para que qualquer pessoa construa o equipamento com materiais simples, como madeira cortada a laser, plástico de alta resistência e componentes eletrônicos.

"Esse drone pode semear 1 hectare em 10 minutos. Com o avanço da inteligência artificial, uma pessoa conseguirá coordenar o trabalho de vários drones em uma mesma área. Nesse caso, podemos considerar que em 1 hora de trabalho será possível realizar reflorestação de grandes áreas. Esse é o grande passo da evolução tecnológica no campo", observou Rafael.

O drone construído na imersão tecnológica tem capacidade para voar com 10kg de sementes. De acordo com o tamanho da semente, podem ser dispersadas até 500 mil unidades em um único voo.