A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Um dos assuntos do Congresso da Abed é que os cursos noturnos podem chegar ao fim

Post Image

Equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) participa do 25º Congresso Internacional de Educação a Distância, realizado, nesta segunda-feira (21.10) e terça-feira (22.10), em Poços de Caldas (MG). Uma das informações que chamou a atenção do público foi de que em 2019 mais de 40% das matrículas feitas nos cursos superiores foram para o Ensino a Distância.

O gerente técnico do Senar-MT, Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto Zanata, conta que o ensino híbrido tem crescido muito nos últimos anos. "Esta é uma das tendências da Educação". Ele explica que o híbrido é uma mistura entre o EaD e o presencial.  "No Senar-MT, a capacitação metodológica dos instrutores já é feita metade na plataforma EaD e a outra presencial".

Além das tendências para a educação, outro ponto ressaltado pela equipe do Senar-MT foi a evolução no uso da tecnologia e o incremento de tutoria para melhorar a comunicação entre alunos, instituições e professores. "O conteúdo, sempre num formato tecnológico usando várias formas para alcançar o aluno, está sendo consolidado. Isso foi um assunto bastante discutido", destaca Zanata.

Outra novidade tratada no Congresso da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) é de que os cursos exclusivamente noturnos podem ter fim. Zanata explica que o perfil do aluno que escolhe o ensino híbrido é o mesmo daquele que frequenta os cursos noturnos. "E o híbrido tem muito mais vantagens. Uma delas é que a pessoa não precisa ir ao campus todos os dias. E a substituição dos cursos noturnos pelo ensino híbrido também é uma tendência".

EVENTO –  durante dois dias especialistas, pesquisadores e representantes de instituição de ensino se reuniram para debater estratégias, desafios e uso de recursos tecnológicos para aprendizagem. Para a coordenadora de Educação a Distância (EaD), do Senar Brasil, Ana Ângela Souza, a troca de experiência contribui na formação dos produtores rurais.

"Participar do maior evento de educação a distância do Brasil é muito importante para o Senar".  Segundo ela, a oferta de cursos EaD cresce a cada ano. "Então a troca de experiência é muito rica. Este ano, o tema Abordagem Híbridas nos desafiou a pensar nos aspectos teórico e prático integrados com a inovação e a  tecnologia".

O Senar oferece mais de 60 cursos gratuitos na plataforma EaD para capacitar profissionais que vão atuar nas mais diversas áreas como agricultura, pecuária, gestão, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia. Todos online e totalmente gratuito.