A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Feira em Tangará mostra evolução da cadeia produtiva da horticultura

Post Image

“O crescimento e a evolução da Feira Estadual MT Horticultura – soluções para o empreendedor do campo é o resultado de um trabalho de pessoas focadas e dedicadas ao desenvolvimento de uma cadeia produtiva. É um orgulho ser parceiro do projeto MT Horticultura”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Reck Júnior.

 

Ele acrescenta ainda que a integração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e os treinamentos para capacitar os produtores foi um grande avanço para o desenvolvimento de toda a Cadeia Produtiva da Horticultura, na região. “O Sistema Famato é parceiro muito importante nesta luta”.

 

Para o presidente do Sistema Famato, Normando Corral fazer parte deste grupo que leva conhecimento e informação para o pequeno produtor rural é gratificante. “Esta é uma equipe que faz acontecer. E a feira mostra o resultado de todo esse trabalho coordenado pelos profissionais da Unemat”.

 

A segunda edição da feira está com um formato novo e repleto de novidades. Dentre elas estão as unidades experimentais da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). É onde estão sendo cultivadas para pesquisa convencional e hidropônica: hortaliças, abacaxi, citros, acerola, goiaba, mamão, banana, manga e maracujá e as exuberantes flores tropicais: helicônia, alpínia, flor de vidro, gengibre ornamental e bastão do imperador.

 

O Sistema Famato participa do evento com um estande, onde técnicos estarão disponíveis para fazer o atendimento consultivo para os produtores da região. E para a manhã desta sexta-feira (22.08) está programada a palestra “Horticultura, extensão e ensino” com o coordenador de (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Armando Urenha.

 

A programação inclui ainda mostra de pesquisas e discussões sobre a cadeia produtiva da horticultura. Outro tema em pauta é o potencial e os desafios do agronegócio brasileiro. A agricultura familiar e o ensino de técnicas de aproveitamento de alimentos também estarão em discussão.

 

Os participantes também terão acesso ao Circuito Itinerante MT Ciências, que proporcionará experiências interativas com microscópios, globos de plasma, observatório de vegetais e detalhes minúsculos de insetos. O evento reúne ainda apresentações de trabalhos científicos direcionados para o setor de hortifrúti e apresentação cultural.

 

Programa – O MT Horticultura é um Programa de Extensão da Unemat, que promove dezenas de eventos ao longo do ano com o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento de técnicas para o fortalecimento da agricultura familiar. Além de produzir cartilhas, livros, revistas, podcasts, e-books e vídeos técnicos com informações, dicas de cultivo e prestação de serviços que inclui a clínica de insetos e a clínica de doenças de plantas.

 

Solenidade – A solenidade de abertura da 2ª Feira Estadual MT Horticultura – soluções para o empreendedor do campo contou com a presença do governador do Estado Mauro Mendes, secretários de estado, deputados estaduais, presidente do Sistema Famato, Normando Corral, prefeitos e vereadores de municípios vizinhos. Além disso, contou com a presença das autoridades de Tangará da Serra. Esteve na solenidade o prefeito Fábio Martins Junqueira, secretários municipais e vereadores.

 

A feira é uma realização da Unemat, Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Associação dos Engenheiros Agrônomos, Sindicato Rural, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso. Com o patrocínio da Fort Agrícola, Fort Construções, Ideal Agroveterinária, Sicredi, Áster Máquinas, Senar-MT e com o apoio do Sebrae, UFMT, Empaer, Parque Tecnológico, Fapemat, Secitec, Samae, Seaf, Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria Municipal de Turismo de Tangará da Serra – MT.