A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Família assistida pelo Senar Tec Leite comemora aumento de 49,24% na produção de leite

Post Image

Ao completar três anos sendo atendido pelo Senar Tec leite, programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Cristino Ferreira Rodrigues e sua família comemoram um aumento de 49,24% na produção de leite e 22,94% de aumento na média produzida pelas  vacas em lactação.

Alegria. Este é o nome do sitio de 74 hectares, da família Ferreira Rodrigues, no município de Pontes e Lacerda, a cerca de 450 quilômetros de Cuiabá. Além de Cristino e da esposa Luana Beatriz, o pai Uilton Francisco e a mãe Maria de Fátima também trabalham na produção de leite. O trabalho começa antes mesmo do sol nascer e só termina quando a noite chega. "Tivemos uma melhora de 100% nas atividades depois que passamos a integrar o programa Senar Tec Leite", conta Cristino.

Segundo ele, a alimentação do rebanho e a manutenção da higiene da sala de ordenha eram as principais dificuldades que enfrentavam no dia a dia. "Com as visitas e orientações do técnico do Senar Tec Leite começaram as transformações. Investimos na produção de comida e aprimoramos os cuidados com a sala de ordenha, o que gerou uma melhora considerável na qualidade do leite".

Cristino conta que a família mudou a forma de ver a cadeia produtiva do leite e passou a investir na diversificação das atividades dentro da propriedade. "Com a orientação dos técnicos, passamos a produzir comida para o tempo da seca e, assim, nosso rebanho está sempre bem alimentado e mantém uma boa média de produção ao longo de todo o ano".

A família entrou para o programa em outubro de 2016 e outro ponto que chama a atenção é o aumento da produção de leite por dia das vacas em lactação que foi de 29,94%. Cristino contou ainda que o aumento do rebanho foi de pouco mais de 20 animais. "Preferimos ter um rebanho menor com animais de mais qualidade e maior produtividade".

Gestão da propriedade é outro assunto toda a família está investindo. "A atividade exige cada vez mais conhecimento e capacitação. Por isso é que para nós, o Senar Tec Leite faz toda a diferença. Temos orientação, conhecimento, capacitação e ainda participamos de eventos como dias de campo onde podemos trocar informação. Este programa transformou a nossa vida e a forma de produzirmos leite", ressalta Cristino.

PROGRAMA – Criado em 2015, o projeto Senar Tec Leite, uma das primeiras ações de assistência técnica do Senar-MT, começou o acompanhamento de 120 propriedades produtoras de leite no oeste de Mato Grosso.

Depois de quatro anos já são dezenas de famílias atendidas pelo Senar Tec Leite, em mais de 20 municípios mato-grossenses. Além disso, o programa conta com mais de uma dezena de parcerias.