A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sistema de mudas pré-brotadas revoluciona o plantio da cana

Post Image

Desenvolvido pelo Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, o sistema de mudas pré-brotadas (MPB) transforma o conceito do plantio da cana-de-açúcar. É uma tecnologia de multiplicação que poderá contribuir para a produção rápida de mudas, associando elevado padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio. A proposta oferece uma grande redução da quantidade de mudas que vai para o campo.

No plantio convencional, um hectare de cana demanda de 18 a 20 toneladas de colmos, enquanto no sistema MPB, o consumo cai para duas toneladas. Um outro ponto a ser considerado é que a muda já formada permite uma taxa de multiplicação até 15 vezes maior. Isso porque a partir de uma tonelada de cana, no sistema MPB, em um ano e meio pode-se chegar a uma área plantada entre 300 até 500 hectares. No plantio tradicional, a taxa de multiplicação ficaria em torno de 30 hectares para cada tonelada de toletes.

No Blog do Senar https://blogsenarmt.com/ esta semana, você pode conferir as sete etapas deste novo sistema de plantio de cana.