A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Piscicultura desenvolvida em tanques exige mais cuidado do produtor

Post Image

A produtividade de um viveiro de peixe depende basicamente das técnicas de cultivo empregadas. Nesta lista está incluído as espécies, a disponibilidade e qualidade da água, as condições de solo e também a dedicação do produtor. Na criação de peixes em tanques, pode-se controlar e selecionar as espécies que se pretende criar e, eles ficam sempre acessíveis apresentando um ciclo rápido de produção.

Os tanques para peixes devem ser construídos preferencialmente de forma retangular, acompanhando a curva de nível. Vale ressaltar que em regiões mais frias, os tanques devem ser mais profundos. O sistema de abastecimento ideal é o individual, permitindo um controle da vazão.

Outro ponto importante é o sistema de proteção que deve ser feito com a tela de mosquiteiro ou saco de malha fina, para evitar a entrada de peixes indesejáveis. Assim como a tela, o processo de esvaziamento é outra ação importante na manutenção dos tanques. É necessário que seja feito individualmente para que se possa fazer o controle do nível da água.

Este é o assunto do blog do Senar-MT https://blogsenarmt.com/  esta semana. A matéria completa trata ainda de vários pontos de atenção com  a água utilizada nos tanques.