A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Amostragem e análise de qualidade garantem uma boa correção do solo

Post Image

O assunto do blog do SENAR-MT esta semana é análise de solo.  A amostragem e análises de solo devem ser feitas anualmente na agricultura e, pelo menos a cada três anos nas pastagens. O objetivo é estimar a capacidade do solo de fornecer quantidades adequadas de nutrientes necessários para atender às necessidades da lavoura ou das pastagens.

É importante dizer que os resultados do teste somente são uteis quando utilizados em conjunto com uma curva de calibração que relacione a análise de laboratório a um conjunto de dados de resposta de plantação. Sem os dados de resposta (calibração), os resultados do laboratório não têm muito significado. O padrão de amostragem deve ser configurado para caracterizar melhor a variabilidade dentro do campo.

Diferentes sistemas de cultivo fornecem quantidades e profundidades diferente de mistura de nutrientes. Frequentemente, os nutrientes se tornam estratificados — ou em camadas — no perfil do solo. Isso pode afetar a disponibilidade dos nutrientes da planta, especialmente se as condições de umidade limitarem a atividade de raiz em qualquer momento durante a estação de crescimento.

Confira a matéria completa no https://blogsenarmt.com/ com dicas de como coletar o solo e mais informações sobre a importãncia de fazer a coleta das amostras e a correção adequada do solo