A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Encontro de Influenciadores e Entusiastas do Agro reúne lideranças do setor

Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) promoveu no dia 17 de agosto o Encontro de Influenciadores e Entusiastas do Agro com a participação especial de pessoas que já passaram pelos programas Academia de Liderança e CNA Jovem. Com um formato moderno, dinâmico e com clima de de happy hour, o evento foi marcado pela troca de experiências, disseminação de boas práticas, modelos de gestão e empreendedorismo.

O bate-papo foi pensado pelo SENAR-MT justamente com a ideia de fortalecer o Agro e ampliar o conhecimento dos 13 participantes do CNA Jovem, que estavam reunidos em Cuiabá para o segundo encontro da etapa estadual. Além dos 13 jovens, ainda estavam na plateia gerentes, gestores, diretores, superintendentes e colaboradores do Sistema Famato.

Na mediação do bate papo estavam o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), José Luiz Fidelis, e o embaixador do CNA Jovem, participante da primeira turma e superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, e uma das quatro vencedoras da etapa estadual do CNA Jovem em 2016, Isabel Cristina Masson da Cruz, que falou da sua participação no programa e os reflexos positivos em sua carreira profissional. 

Celidonio contou sobre sua trajetória no Sistema Famato, experiências e desafios, em especial sobre o programa. “O CNA Jovem é fundamental para quem quer assumir cargos de lideranças dentro e fora da porteira. Além de disseminar conhecimento, informações e troca de experiência, os participantes também têm a oportunidade de ampliar a rede de contatos e fazer network”, disse Celidonio.

Isabel falou sobre o projeto que a classificou para a etapa nacional do CNA Jovem: a criação de uma cartilha com conteúdo que possibilite melhorias para a infraestrutura das estradas rurais do município de Chapada dos Guimarães. Isabel contou ainda que o grande desafio para colocar o projeto em prática, está nos investimentos financeiros, união da classe produtora e a mudança de cultura da sociedade de um modo geral.

Para o instrutor do CNA Jovem, credenciado pelo SENAR Central, Ricardo Martins, a inciativa do Sistema Famato foi fantástica. “O Sistema Famato está fazendo o dever de casa, está trazendo pessoas experientes para conversar com os jovens, trocar ideias, interagir, lançar desafios e trazer a reflexão de como contribuir para o agro no Brasil e isso aí foi show, muito bom”, declarou Martins.

Ricardo é um dos sessenta e quatro instrutores, de 20 estados, que fizeram parte do programa de capacitação para edição 2018 do programa CNA Jovem. O papel do instrutor é orientar os jovens no desenvolvimento do plano de ação, produto final da fase estadual que qualifica os três participantes para a etapa nacional.

Para o participante do Sindicato Rural de Dom Aquino, Wildon Cardoso, o CNA Jovem é um programa capaz de preparar futuros líderes para o setor agropecuário. “Quem passar por esse programa será capaz de continuar o legado dos atuais líderes do agro”, disse Cardoso.

Para Wildon a ideia de “casar” a agenda do CNA Jovem com o Encontro de Influenciadores e Entusiastas do Agro foi excelente. “Esse encontro agrega muito conhecimento para o projeto que estamos desenvolvendo no programa. Depois de ouvir cases de sucesso do agro, que nasceram nos programas do Sistema Famato, me sinto ainda mais motivado a seguir em frente e a me tornar um líder para atuar no agro mato-grossense e por que não dizer brasileiro”, reforçou.