A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Representantes de 15 Sindicatos Rurais discutem o PAT em Sorriso

Post Image

Nesta quarta-feira (23.05) foi realizada mais uma reunião entre os representantes dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso e equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). O objetivo do encontro é o início da discussão e elaboração do Plano Anual de Trabalho (PAT-2019). Desta vez, a reunião aconteceu em Sorriso, a cerca de 400 quilômetros de Cuiabá e teve a participação de representantes de 15 Sindicatos Rurais. Esta primeira rodada de reuniões termina nesta sexta-feira (24.05), em Juína.

Com um formato diferente do que vinha sendo feito nos últimos anos, desta vez estes encontros popularmente conhecidos como "pré-pat" é composto por duas partes. Na primeira é apresentada a proposta do novo formato e também dados sobre a economia de cada regional. Já na segunda, mobilizadores e presidentes elencam as dificuldades enfrentadas no cotidiano e discutem soluções que podem ajudar a minimizar as dificuldades.

"A ideia é ouvir os representantes dos sindicatos e trabalhar em busca de soluções. Vamos nos reunir com os representantes de cada região para saber quais são as prioridades de cada um. A ideia é construirmos juntos o PAT de 2019", destaca o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio.

O presidente do Sindicato Rural de Vera e de Feliz Natal – Vidimar Siliprandi – destaca que pela primeira vez a proposta está sendo construída junto com os representantes dos produtores rurais. "Essa é a melhor parte desta nova proposta do PAT. Outro ponto positivo é que neste novo formato podemos solicitar aquilo que precisamos e não o que o SENAR-MT tem a oferecer. Com esta proposta estamos chegando mais perto do que o produtor precisa".

Até o ano passado, esta primeira reunião era entre os representantes dos Sindicatos Rurais e parceiros. Em seguida as solicitações eram encaminhadas para o SENAR-MT e, a partir de então eram elaborados os planos anuais de trabalho para cada sindicato. Este processo normalmente começava em junho e se estendia até o final de agosto.

Desta vez, a ideia é que primeiro os representantes dos Sindicatos Rurais que tenham perfis econômicos parecidos se reúnam com a equipe do SENAR-MT e pensem em treinamentos que possam atender a necessidade de qualificação de mão de obra de cada região. Em seguida, esta proposta deve ser levada para ser discutida com os parceiros. A ideia é que nesta primeira reunião se fale sobre as dificuldades enfrentadas, os problemas do cotidiano dos treinamentos e também nas soluções integradas.

O presidente do Sindicato Rural de Nova Ubiratã, Albino Ruiz acrescenta que este é o primeiro passo de uma longa caminhada. "Temos muitas mudanças acontecendo e precisamos ficar atentos para acompanhar essas transformações. Essa proposta nos mostra onde melhorar".

Assim como Ruiz, os presidentes dos Sindicatos Rurais de Lucas do Rio Verde, Carlos Alberto Simon e de Ipiranga do Norte, Valcir Batista Gheno acreditam que toda essa mudança vem para melhorar. "Ver o pessoal reunido e falando dos problemas que afetam o produtor já é sinal de que as coisas começam a melhorar. E essa proposta de investir mais na qualidade também é muito importante, mas precisamos continuar essa construção juntos", enfatiza Batista.