A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

SENAR-MT e Sindicatos começam a trabalhar no Plano Anual de Trabalho para 2019

Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e Sindicatos Rurais começaram a trabalhar no Plano Anual de Trabalho (PAT) para 2019, nesta quinta-feira (10.05), em Cuiabá. Com um formato diferente do que vinha sendo feito nos últimos 24 anos, os presidentes e mobilizadores dos Sindicatos Rurais que pertencem às regionais do SENAR-MT de Cuiabá e São José dos Quatro Marcos passaram o dia falando sobre as dificuldades e as possíveis soluções para que a qualificação e a capacitação da mão de obra no campo se torne cada vez mais eficiente.

Até o ano passado o PAT era elaborado a partir da solicitação de treinamentos que vinham dos Sindicatos Rurais. Antes de serem feitas junto ao SENAR-MT, as equipes dos Sindicatos se reuniam com os parceiros locais receber as demandas da região. Este processo normalmente começava em junho e se estendia até o final de agosto. Em média eram programados cerca de quatro mil ações educacionais por ano.

Desta vez, a ideia é que primeiro as equipes dos Sindicatos Rurais que tenham perfis econômicos parecidos se reúnam com a equipe do SENAR-MT. A ideia é que nesta primeira reunião se fale sobre as dificuldades enfrentadas, os problemas do cotidiano dos treinamentos e também nas soluções integradas.

O trabalho começou com os representantes dos sindicatos das regionais do SENAR-MT de Cuiabá e São José dos Quatro Marcos. Para o presidente do Sindicato Rural de Santo Antônio do Leverger, Antônio Carlos Carvalho de Souza, toda inovação gera uma boa expectativa. "Como temos a mesma metodologia há 24 anos, só vamos poder avaliar se a mudança foi positiva ou não a partir do momento que for executada. Porém somente o fato do SENAR propor essa inovação nos faz sentir mais valorizados. Poder dividir nossos problemas gera uma expectativa muito positiva para nós".

Já para o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite essa mudança chegou para atender uma demanda dos próprios presidentes de Sindicatos Rurais. "Nós queríamos ter mais participação na hora de fazer as solicitações de treinamentos. Queríamos a oportunidade de discutir os problemas e poder demandar os cursos mais adequados para a realidade de cada região. Eu acredito que com esse novo formato conseguiremos atender a necessidade de todos de uma forma mais eficaz".

A mobilizadora do Sindicato Rural de Cáceres, Rosa Leite Cezário acrescenta que essa mudança é muito boa e vai trazer incentivo para os mobilizadores. "Essa nova forma de elaborar o PAT me faz sentir mais valorizada. Além disso, tenho certeza que vou receber mais ajuda na hora de mobilizar as turmas". Rosa diz ainda que além disso, também haverá um estreitamento de relacionamento entre produtor, sindicato e SENAR-MT.

Erligiane Maria Miranda Boaventura Pereira, mobilizadora Comodoro concorda com Rosa e acrescenta que a mudança sempre gera expectativas. No Sindicato, há quatro anos, ela destaca que este novo formato lhe trouxe uma boa sensação. "Estou sendo ouvida e também posso compartilhar meus problemas e, assim chegar às soluções com mais facilidade. Teremos um crescimento não só para nós do Sindicato e também para o SENAR-MT, mas para a região como um todo".

PROGRAMAÇÃO DAS REUNIÕES

15/05/2018 – Regionais de Confresa e Querência – A reunião será realizada em Querência.                 

17/05/2018 – Regionais de Barra do Garças e Rondonópolis – A reunião será realizada em Rondonópolis.             

22/05/2018 – Regionais de Guarantã do Norte e Colíder – A reunião será realizada em Sinop.                              

23/05/2018 – Regionais de Campo Novo do Parecis e Sorriso – A reunião será realizada em Sorriso.                        

25/05/2018 – Regional Juína – A reunião será realizada em Juína