A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Atendimento Consultivo foi o diferencial do estande do SENAR-MT na Parecis SuperAgro

Post Image

Este ano o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) levou para o estande da Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis, o atendimento consultivo. O objetivo desta ação é estudar os problemas e dificuldades da região e ter no estande da instituição profissionais que possam solucionar as dúvidas dos produtores. Em Campo Novo do Parecis também foram realizadas cinco oficinas do projeto Filhos no Campo que mobilizou mais de 200 crianças ao longo dos quatro dias de feira.

O gerente técnico do SENAR-MT, Carlos Augusto Zanata, popularmente conhecido como Guto Zanata, explica que a instituição está levando dois novos conceitos para estas feiras de negócios que acontecem em todo o Mato Grosso. "O primeiro é que as pessoas que estão fazendo o atendimento no estande façam parte do SENAR-MT, do Sistema Famato ou do Imea e estejam envolvidas com o cenário do agronegócio. Já o segundo é que estes profissionais possam levar respostas efetivas para os produtores", explica Zanatta.

No estande da Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis, o SENAR-MT em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais ofereceu profissionais para falar sobre assuntos como o Funrural, Gestão e Sucessão Familiar, Segurança no Trabalho e levou também um analista do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) para falar sobre integração Lavoura, Pecuária e Floresta.

Sobre o Funrural, as perguntas mais constantes foram sobre o fato de ter que voltar a pagar ou não. A Analista de Assuntos Tributários e Trabalhistas da Famato, Maíra Safra explica que o produtor, realmente, ainda tem muitas dúvidas sobre este assunto. "Cada caso é um caso. Sendo assim, cada produtor quer esclarecer e saber mais sobre a sua condição".

Segurança no trabalho é outro assunto que ainda gera muitas dúvidas. E a consultora e instrutora credenciada junto ao SENAR-MT Valéria Elleer destacou que na Parecis SuperAgro as dúvidas mais frequentes foram sobre a relação entre o e-social e a legislação trabalhista. "A legislação tem muito detalhes e o produtor, às vezes, tem dificuldade para entender como funciona e o que deve fazer para solucionar suas dificuldades".

O assunto sucessão familiar e contabilidade também têm gerado muitas dúvidas. O consultor e instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, Benjamin Acuña conta que as dúvidas são sobre inventários e situação como divórcio e falecimento. "É um assunto bastante amplo e que há muito sobre o que se falar. A dica é que as famílias empresárias deem mais atenção a esta questão da sucessão", orienta.

Para o analista do Imea, Miqueias Michetti, o dia de campo Tecnologias de Produção Agropecuária Sustentáveis realizado pela Embrapa e parceiros dentro da programação da Parecis SuperAgro foi o local onde ele realizou um maior número de atendimentos. "Como aconteceu o dia de campo, quem nos procurou no estande do SENAR-MT foram aqueles que participaram do dia de campo e ainda ficaram com algumas dúvidas".

Já para Valdete Santana, que trabalhou com cerca de 200 crianças ao longo da feira, a sensação é de missão cumprida. "Eles são o futuro. Mostrar como funciona o setor e mostrar as máquinas, equipamentos e falar sobre como funciona a feira é muito gratificante. Muitos já falam que querem trabalhar nessa área quando crescer", conta.