A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

SENAR-MT e Sindicato Rural realizam treinamentos de beneficiamento de alimentos

Post Image

Produção Caseira de Milho e Planejamento e Aproveitamento de Alimentos são dois dos 254 treinamentos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, (SENAR – MT).  Esta semana aconteceu o de Produção e Derivados do Milho, em Vila Rica, município a cerca 1.200 quilômetros de Cuiabá. Já o de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos acontece na próxima semana. Ao longo do ano estão previstos mais dois treinamentos de produção caseira de milho e quatro de planejamento de alimento para a regional de Confresa.

No treinamento de Produção Caseira de derivados do Milho, que aconteceu esta semana, os participantes tiveram a oportunidade de produzir pamonha, curral, bolacha, pudim e sopa paraguaia. Segundo a mobilizadora do Sindicato Rural de Vila Rica, Pricila Fernanda da Silva, os participantes tiveram a oportunidade de ver como se armazena corretamente a palha do milho e o próprio milho congelado. A intenção dos participantes com este aprendizado é ampliar a fonte de renda com a comercialização da produção.

Já o treinamento de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos que também foi realizado nesta semana, em Vila Rica, atendeu a solicitação para capacitar colaboradores da Escola do Projeto Santo Antônio. O objetivo é fazer a reutilização das sobras das merendas. Neste treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de conversar sobre os melhores métodos de reutilizar os alimentos que são descartados diariamente, como cascas de alimentos que servem para fazer tortas. Tudo pode ser reaproveitado.

Os treinamentos aconteceram na sede do Sindicato de Vila Rica. Para este ano, o treinamento de Produção Caseira de Derivados do Milho está previsto para acontecer nos municípios de São José do Xingú no próximo dia 23 de abril. Já o de Planejamento e aproveitamento de alimentos acontecerá em Porto Alegre do Norte na próxima segunda-feira 26. Os interessados em obter mais informações devem procurar o Sindicato Rural de seu município para saber se há turmas previstas e se há vagas.