Quinze dias na estrada, mais de três mil quilômetros rodados, oito municípios mato-grossenses visitados, cerca de 800 produtores mobilizados, 30 palestras e 24 horas de Conexão AgriHub. Estes números são parte do balanço da segunda etapa da Caravana Soja Brasil, realizada em Mato Grosso pelo Canal Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Aprosoja Brasil e diversos outros parceiros.
Mais que inovação tecnológica, que foi o tema principal da Caravana, nesta edição, os eventos foram ponto de encontro para os produtores discutirem as dificuldades que estão enfrentando nesta safra. Além do conhecimento e informação, eles também tiveram a oportunidade de falar de seus problemas para todo o Brasil, por meio, do programa Mercado e Companhia, do Canal Rural, que teve participação ao vivo dos produtores todos os dias.
Mais que dificuldades com a conectividade, assuntos como energia, condições das estradas, qualificação de mão de obra e diversos outros temas também estiveram em discussões nestas duas semanas. "Mais que o conhecimento que adquirimos assistindo as palestras e participando do Conexão AgriHub, o Soja Brasil é a oportunidade que temos de trocar informações com os outros produtores e dividir nossas dores", disse o produtor Mario Almeida Ferri, de Campo Verde.
"O maior e o melhor insumo para uma agropecuária de qualidade é o conhecimento", acrescenta o representante do Sindicato de Produtores Rurais de Porto Alegre do Norte, Alessandro Pires. Ele diz ainda que os assuntos discutidos no Soja Brasil, esse ano, são importantes tanto para os produtores, quanto para os trabalhadores rurais. "São temas necessários para que possamos começar a ter um olhar diferente para a inovação".
Já na opinião do presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Querência, Osmar Frizzo, as novas tecnologias sempre despertam a curiosidade e estimulam a busca por novas opções, principalmente, para minimizar os custos de produção. "O projeto Projeto AgriHub, um dos assuntos abordados, veio para revolucionar a agricultura brasileira", ressalta Frizzo.
E para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Primavera do Leste, José Nardes, o AgriHub é a maior novidade do mundo. "Pelo menos para mim é. Todo e qualquer tipo de inovação vai nos auxiliar muito". Ele disse ainda que os assuntos discutidos durante a Caravana Soja Brasil são bem adequados para o momento.
ENCERRAMENTO – Em Campo Verde, nesta quinta-feira (25.01) e sexta-feira (26.01), a Caravana Soja Brasil encerra a passagem por Mato Grosso. Nas palestras do período da noite, o público foi de pouco mais de 30 produtores. "Nossa expectativa era de ter muito mais pessoas no evento, mas aqui em Campo Verde, começamos a colheita bem mais cedo que em outros municípios mato-grossenses. Esta semana estamos a todo vapor. Estão todos na lavoura colhendo", explica o representante do Sindicato de Produtores Rurais de Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira.
Durante a manhã, o Conexão AgriHub, em Campo Verde reuniu pelo menos 15 produtores. Este evento que faz parte da programação do Soja Brasil e tem como objetivo conectar as novas tecnologias com o produtor rural. Nesta segunda etapa da Caravana duas novas tecnologias foram apresentadas.
Uma delas é uma plataforma de comercialização que oferece soluções eficientes para transações e já tem sete mil pessoas cadastradas. O objetivo é proporcionar aos produtores mais oportunidades de negócios. Os interessados em mais informações acessem – www.cbcnegocios.com.br.
Já a segunda é um sistema de pulverização localizada de precisão onde o principal foco é evitar o desperdício de produto. Esta tecnologia já está em prática há quase dois anos no Brasil e os resultados têm sido positivos. Mais informações no www.smartsensingbrasil.com.br