A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mão de obra qualificada ainda é um problema para o setor do agronegócio

Post Image

Em Água Boa, a Caravana Soja Brasil despertou a curiosidade dos participantes com o tema “O futuro já chegou! O que a tecnologia tem para oferecer à agricultura”. Com o objetivo de estimular o produtor rural a olhar para o futuro de forma diferenciada, o engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Engenharia de Sistemas Agrícolas, pela ESALQ/USP, João Rosa fez uma palestra interativa.

Com perguntas que eram respondidas por um aparelho parecido com um controle remoto entregue aos participantes, ele fez um perfil dos participantes e também apresentou dados da região. Em Água Boa, Rosa identificou que cerca de 80% dos participantes utilizam a agricultura de precisão e, pelo menos, 90% controla os custos de produção.

Em sua palestra Rosa também chamou a atenção para uma reflexão sobre a agricultura digital e de precisão e, ainda apresentou várias opções de novas tecnologias. “É preciso estar atento. As mudanças são muito rápidas”, enfatiza ele, ao mostrar dezenas de opções de inovações tecnológicas, incluindo aquelas que são gratuitas.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Água Boa, Antonio Fernandes de Mello, popularmente conhecido como Tunico, conta que os produtores de Água Boa estão em busca de novas tecnologias e o Soja Brasil trouxe palestras e discussões de assuntos que atenderam esse anseio. “Quem participou saiu muito satisfeito. Em Água Boa temos muitos produtores em busca de inovação”.

Tonico destaca ainda que é preciso fortalecer cada vez mais a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). “Precisamos qualificar mão de obra que atenda essa necessidade que cresce consideravelmente a cada ano. Temos que encontrar uma solução onde o profissional possa evoluir junto com as tecnologias. As trilhas de educação proposta pelo SENAR-MT podem ser uma solução”.

Marcos Norberto Stanke que é encarregado administrativo de uma propriedade rural, também reclama da falta de mão de obra qualificada. “Os números apresentados pelo superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, sobre educação, qualificação e capacitação é uma realidade no meu cotidiano”, conta ele. “Com a tanta tecnologia chegando todo dia no mercado, a situação fica cada vez mais difícil”.

Assim como Stanke, o gerente de uma unidade rural, Antônio Zanata também reclama da falta de mão de obra qualificada. Ele conta que já faz parte do seu dia a dia ter a tecnologia ou um equipamento mais moderno na fazenda e não ter um profissional para operá-lo. “Eventos como o Soja Brasil nos deixa um pouco mais otimista. A parceria entre o Sindicato de Produtores Rurais e o SENAR-MT é outra coisa que nos ajuda a minimizar esta dificuldade”.

A programação do Soja Brasil, um evento realizado pelo Canal Rural, SENAR-MT, Aprosoja Brasil e vários outros parceiros, além da palestra do João Rosa, inclui ainda apresentações do superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, do responsável pelo setor de parcerias do projeto AgriHub, Fabio Silva e de alguns parceiros. Além de inovação tecnológica, assuntos como educação, qualificação e capacitação também estão em pauta.

Conexão AgriHub – um pouco diferente do que vem acontecendo nesta etapa do Soja Brasil, em Mato Grosso, onde as noites são reservadas para as palestras e as manhãs para o evento Conexão AgriHub. Nesta quinta-feira (18.01), as palestras que aconteceriam no período noturno, em Canarana, vão acontecer durante a tarde dentro do Evento Dia de Negócios e Tecnologia (Dinetec).

Já na sexta-feira (19.01), pela manhã acontece o Conexão AgriHub, também em Canarana para os produtores de toda a região. A Abertura Nacional da Colheita de Soja é outro evento que acontece na sexta-feira. Será realizado pelo Canal Rural e seus parceiros e faz parte da programação da Caravana Soja Brasil. O dia de trabalho inclui palestras, painéis e transmissão ao vivo pelo Canal Rural com a presença dos apresentadores Kellen Severo e João Batista.

Por dois dias Canarana será o ponto de encontro dos produtores rurais da região. O objetivo é discutir as dificuldades da safra, falar um pouco sobre assuntos do setor, mas sobretudo, é um momento para aquisição de conhecimento. Todas as ações nestes dois dias acontecem na Área Experimental Meta, localizada às margens da MT 326, km 08, em Canarana.