"Este ano, o Soja Brasil veio repleto de informações importantes para nós produtores rurais. Novas tecnologias sempre despertam a curiosidade e nos estimulam a buscar novas opções, principalmente, para minimizar os nossos custos". Esta é a opinião do presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Querência, Osmar Frizzo. Ele destacou ainda que o Projeto Agrihub, um dos assuntos abordados no evento, veio para revolucionar a agricultura mato-grossense.
A Caravana Soja Brasil, considerada a maior expedição por lavouras de Soja do Brasil estacionou nesta terça-feira (16), em Querência e reuniu cerca de 100 produtores. A programação estava bem diversificada. Inovação tecnológica, futuro do agronegócio, capacitação e qualificação de mão de obra faziam parte da pauta. O Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio Celidonio abriu o circuito de palestras falando sobre as ações da instituição. Ele apresentou números relacionados ao agronegócio, mostrando aos produtores a importância da qualificação de mão de obra e investimento em novas tecnologias. "Precisamos mudar o paradigma do aprendizado".
As palestras estimulou os participantes a olhar o futuro de forma diferente. O engenheiro agrônomo André Soares disse que a tecnologia está inserida na agricultura e é muito dinâmica. "O evento Soja Brasil foi muito interessante para sabermos como a tecnologia está inserida na agricultura, como o produtor rural pode estar usando os meios tecnológicos para aumentar sua produtividade e como ter em mãos o que de melhor o mercado oferece para a agricultura".
Já a produtora rural, Ilvani Neckel, destacou que as novidades do Soja Brasil reforçam o conhecimento e trazem novidades que podem ajudar a minimizar os custos de produção. "Eventos como este são importantes não só para atualização de informações sobre a agricultura, mas também para unir cada vez mais os produtores da região".
Edmar Witter que também é produtor rural em Querência faz 23 anos, acrescenta que este ano, o Soja Brasil trouxe um novo olhar para o produtor rural. "Estas palestras são fontes de conhecimento e nos faz olhar para o futuro de forma diferente".
SOJA BRASIL – As noites desta edição do Soja Brasil, que tem como tema "O futuro já chegou! O que a tecnologia tem para oferecer à agricultura". Já as manhãs são reservadas para o evento Conexão AgriHub, que é uma das novidades e tem como proposta conectar as empresas de inovação tecnológica com os produtores rurais de Mato Grosso.
Este evento faz parte do projeto AgriHub que é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), SENAR-MT e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Este projeto é uma rede de inovação com o objetivo de conectar produtores rurais às tecnologias desenvolvidas para o agronegócio.