A segunda etapa do Projeto Soja Brasil, considerado uma das maiores expedições pelas lavouras de soja, recomeça em Mato Grosso no próximo dia 15 de janeiro, em Porto Alegre do Norte. As noites são sempre reservadas para as palestras e as manhãs para o Conexão AgriHub que é uma das novidades desta edição. A proposta deste evento que faz parte do Projeto AgriHub, uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) é conectar empresas de inovação tecnológica com os produtores rurais de Mato Grosso.
Desta vez, a palestra realizada nas noites de evento terá como tema: “O futuro já chegou! O que a tecnologia tem para oferecer à agricultura”. O instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, João Rosa, chama os produtores para uma reflexão sobre o futuro. Segundo ele, nos últimos anos, em todo o mundo, foram levantados 800 milhões de dólares para investimentos em empresas que trabalham com inovação tecnológica para o setor agropecuário. “Deste montante, pelo menos 560 milhões foram o setor de inteligência artificial e robótica”. João Rosa enfatiza ainda que entre 2015 e 2025 pelo menos 80% do mercado de drones será voltado para atender as necessidades da agricultura.
Além da palestra sobre o futuro do agronegócio, o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio explica que esse formato do Soja Brasil que inclui palestras, oficinas e outros tipos de ações educativas acontece somente em Mato Grosso em função da parceria com o SENAR-MT. Celidonio conta ainda que a entidade está buscando diversificar o formato das ações educativas. “Estamos inovando na forma de apresentar nosso conteúdo. Oferecemos Educação a Distância e estamos trabalhando em novos projetos como as trilhas de educação, soluções integradas e diversas outras”.
Outro assunto em pauta nesta edição do Soja Brasil, em Mato Grosso é o AgriHub. O responsável pela área de parcerias do AgriHub, Fábio Silva, ao longo de sua palestra realizadas faz várias perguntas sobre conectividade, problemas enfrentados pelos produtores e, ainda aborda diversos outros assuntos. Todos os dados levantados durante o Soja Brasil serão tabulados e apresentados para a sociedade em um evento que acontece no mês de abril, em Cuiabá.
Assim como nos anos anteriores, o Soja Brasil que é um programa realizado pelo Canal Rural, SENAR-MT, Aprosoja Brasil e diversos outros parceiros, acontece em Mato Grosso em duas etapas. A primeira foi realizada em novembro e, além de Campos de Júlio, também passou por Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Diamantino, Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Mutum. Já esta segunda etapa que acontece em janeiro de 2018 será realizada nos municípios de Porto Alegre do Norte, Querência, Canarana, Água Boa, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Primavera do Leste e Campo Verde.
PROGRAMAÇÃO – SEGUNDA ETAPA DO SOJA BRASIL
Período entre 15 de janeiro e 26 de janeiro de 2018.
*Esta programação ainda está sujeita a mudanças.
Segunda-feira (15.01) – Porto Alegre do Norte – palestras no período noturno
Terça-feira (16.01) –Porto Alegre do Norte – Conexão AgriHub no período da manhã
Terça-feira (16.01) – Querência – palestras no período noturno
Quarta-feira (17.01) – Querência – Conexão AgriHub no período da manhã
Quarta-feira (17.01) – Canarana – palestras no período noturno
Quinta-feira (18.01) –Canarana – Conexão AgriHub no período da manhã
Sexta-feira (19.01) –Água Boa – Conexão AgriHub no período da manhã
Sábado (20.01) – Água Boa – palestras no período noturno
Segunda-feira (22.01) – Gaúcha do Norte – palestras no período noturno
Terça-feira (23.01) – Gaúcha do Norte – Conexão AgriHub no período da manhã
Terça-feira (23.01) – Paranatinga – palestras no período noturno
Quarta-feira (24.01) – Paranatinga – Conexão AgriHub no período da manhã
Quarta-feira (24.01) – Primavera do Leste – palestras no período noturno
Quinta-feira (25.01) –Primavera do Leste – Conexão AgriHub no período da manhã
Quinta-feira (25.01) – Campo Verde – palestras no período noturno
Sexta-feira (26.01) – Campo Verde – Conexão AgriHub no período da manhã
*Esta programação ainda está sujeita a mudanças.