A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vera recebem o Mutirão Rural ainda em dezembro

Post Image

Nesta quinta-feira (07.12), o Mutirão Rural acontece em Lucas do Rio Verde. Já na sexta-feira (08.12) será em Sorriso e, no dia11 de dezembro, em Vera. Ao longo de 2017 foram realizados mais de 50 eventos nas mais variadas comunidades rurais de Mato Grosso. O objetivo é promover ações em parceria com diversas entidades públicas e privadas para levar serviços e cidadania às pessoas que vivem nas comunidades rurais mais distantes das cidades.

De acordo com o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, o Mutirão Rural foi criado em 1996, e é um dos programas mais antigos da instituição. "Levamos serviços como atendimento médico, odontológico, triagem de enfermagem, exames de prevenção aos cânceres de próstata e colo do útero e vários outros tipos de serviços".

No último sábado (02.12), o Mutirão Rural aconteceu na comunidade rural de Ranchão, a 50 quilômetros de Nova Mutum. O presidente do Sindicato de Produtores Rurais do município, Emerson Zancanaro, enfatiza que este programa é importante por que atende o trabalhador rural e suas famílias. "Nós do Sindicato Rural ficamos muito feliz de ser parceiros do SENAR-MT e, principalmente do Mutirão Rural".

A assessora técnica da secretaria de assistência social de Nova Mutum, Telma Pinheiro Saravy, acrescenta que o Mutirão Rural é muito mais que prestação de serviço. "É a oportunidade de integração. As pessoas aproveitam para trocar informações e conversar sobre as dificuldades do cotidiano".

Denilse Alves Rodrigues, moradora da comunidade Ranchão, fez questão de contar que foi para o Mutirão porque queria cortar o cabelo, fazer exame de vista e vários outras coisas  que estava precisando. "Trouxe toda a família. Quando vamos à cidade é sempre uma correria e nunca dá tempo para cuidarmos de nós. Quando temos o serviço assim, pertinho da gente, fica tudo mais fácil".

Já para o diretor da escola Agrícola Ranchão, Wanderley Borsatto a oferta de serviços como a confecção de documentos é muito importante para toda a comunidade. "Ranchão fica a 50 quilômetros de Nova Mutum, mas nem todos têm disponibilidade de tempo e de transporte para ir até a cidade".