Quando há união, o resultado é sempre positivo. Os integrantes da Associação do Distrito de Assari, localizado a 20 quilômetros de Barra do Bugres solicitaram diversos treinamentos junto ao Sindicato de Produtores Rurais do município em 2017. O de primeiros socorros foi um dos primeiros a ser realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).
De acordo com o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Barra do Bugres, Cidimar Luiz Sansão, durante o treinamento os participantes identificaram a precariedade de materiais e equipamentos para efetuar os primeiros socorros. Diante da situação se uniram para solucionar o problema. “Ouvimos histórias dos moradores desta comunidade de que a falta de equipamentos dificultou o atendimento de algumas vítimas”.
Decididos a solucionar a situação pediram ajuda ao instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, Rogério Fernandes que ministrou o treinamento de primeiros socorros. “Os participantes queriam confeccionar os equipamentos para atender as necessidades da comunidade”, conta a mobilizadora do Sindicato de Produtores Rurais de Barra do Bugres, Patrícia de Oliveira. Segundo ela, o instrutor orientou os participantes sobre as medidas e outros detalhes dos equipamentos.
Patrícia conta que a comunidade se uniu e confeccionou duas pranchas rígidas e, com as doações que receberam, adquiriram cintas e colares cervicais. “Mas ainda falta materiais para completar os kits de primeiros socorros. A comunidade continua trabalhando para viabilizar o que ainda falta”.
A mobilizadora destaca que é gratificante ver resultados como este. “Nesta turma tivemos três participantes que já são técnicos em enfermagem e um que está cursando medicina. É bom ouvir os participantes dizendo que aprenderam muito nos treinamentos e que estão satisfeitos. Ver a comunidade equipada e treinada para fazer os primeiros socorros em caso de acidente é melhor ainda”, ressalta Patrícia.