Piscicultura é uma das principais cadeias produtivas desenvolvidas em Santo Antônio do Leverger, município situado a cerca de 30 quilômetros da capital Cuiabá. Porém a demanda de treinamentos junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) é bem variada.
O diretor tesoureiro do Sindicato de Produtores Rurais, de Santo Antônio, Edson Ricardo de Andrade conta que em 2017 foram realizados cerca de 50 treinamentos em parceria com o SENAR-MT. "Mas ficou muita demanda reprimida. Para 2018 a nossa necessidade é de pelo menos 190 treinamentos", explica Andrade.
A mobilizadora do Sindicato de Produtores Rurais de Santo Antônio do Leverger, Gleice Kelly Alves da Silva conta que em 2017 foi firmada uma parceria com o presídio da Agrovila das Palmeiras e que já foram realizados cinco treinamentos com os reeducandos. "Para 2018 fizemos uma solicitação junto ao SENAR-MT de 60 treinamentos para atender toda a comunidade da Agrovila das Palmeiras, incluindo os reeducando e seus familiares".
Em Santo Antônio do Leverger, assim como na maioria dos municípios mato-grossenses, a falta de mão de obra qualificada é um problema que preocupa os produtores rurais. "E o SENAR-MT é uma entidade que ajuda muito a minimizar este problema. E o mais importante é dizer que os treinamentos são gratuitos".
Os programas sociais ofertados pelo SENAR-MT também são bastante demandados em Santo Antônio do Leverger. A mobilizadora do Sindicato de Produtores Rurais de Santo Antônio do Leverger, Gleice Kelly Alves da Silva que também é equitadora, formada pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande), conta que o projeto de Equoterapia desenvolvido pelo Sindicato de Produtores Rurais de Santo Antônio do Leverger, SENAR-MT e diversos outros parceiros atende 80 crianças. "Destas pelo menos 20 têm sessões semanais. Os resultados são rápidos e muito positivos".
A mobilizadora acrescenta ainda que, os projetos sociais realizados pelo Sindicato em Parceria com o SENAR-MT, também contribui muito para a melhoria da qualidade do produtor e trabalhador rural. "Temos muitas comunidades rurais, onde a maior parte são pequenos produtores. Levar informação, conhecimento e serviços para estes locais é uma ação muito importante que contribui para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo".