A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Novas ideias e muito conhecimento fazem parte da lista de resultados da Missão Técnica

Post Image

"A Missão Técnica Expointer 2017 está sendo uma experiência fantástica". Esta é a opinião do presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Carlinda, Nelson Obuti sobre a Missão Técnica Expointer 2017. Além dele, outros 28 mato-grossenses, incluindo presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais de Mato Grosso, mobilizadores, colaboradores, assessores e diretores do Sistema Famato/SENAR-MT compõem o grupo.

Obuti destacou ainda que a reunião de trabalho com o superintendente da Casa Rural, José Alcindo de Souza Ávila esclareceu dúvidas e lhe trouxe novas ideias. "Achei muito interessante o trabalho da entidade que tem como um de seus objetivos orientar o produtor para que ele faça suas compras e vendas da melhor forma".

A agricultura familiar foi outro assunto que chamou a atenção do presidente do Sindicato Rural de Carlinda. Para ele é importante que todos os segmentos trabalhem juntos para promover um desenvolvimento mais amplo. "Vimos que isso é possível. Na Expointer tivemos a oportunidade de ver o resultado de um trabalho conjunto que é a feira com mais de 200 expositores". O presidente ainda citou as visitas técnicas e enfatizou a importância de uma missão técnica. "Conhecimento e troca de informações é sempre muito importante".

Assim como Obuti, o mobilizador do Sindicato de Produtores Rurais de Carlinda, Júlio Cesar de Souza acredita que o conhecimento e a troca de informações mudam conceitos. "Visitar a Expointer foi uma experiência fantástica. Além da oportunidade de conhecer novas tecnologias, ainda pude trocar informações com os colegas do Sistema Farsul – SENAR – Casa Rural e, tenho certeza que essa troca de experiência vai contribuir muito na melhoria do meu trabalho".

O diretor financeiro da Famato, Vilmondes Tomain conta que esta viagem é o "troféu" para aqueles que foram destaques no 2º Prêmio de Mobilização realizado pelo SENAR-MT. Ele, assim como Obuti, chama a atenção para a forma com que a agricultura familiar é desenvolvida no Rio Grande do Sul. "É um modelo para nós. É muito importante conhecermos realidades diferentes e ver novas formas de agregar valor ao que produzimos".

O mobilizador de Rondolândia, Edimar Ricarte que ganhou o prêmio pela segunda vez, também ficou impressionado com o tamanho da Expointer, considerada uma das maiores feiras de negócios da América Latina. "Estas viagens são fontes de conhecimento. Vi muita coisa por aqui e estou levando na bagagem muitas ideias para implementar meu trabalho junto ao produtor rural do meu município".

PROGRAMAÇÃO – A quinta-feira (31.08), para o grupo que participa da Missão Técnica 2017, foi para visitar uma fábrica da Tramontina e a vinícola Valduga. O grupo teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cultivo da uva e a agregação de valor desta cadeia produtiva. 

Já na Tramontina, além de conhecer o processo de produção de ferramentas e equipamentos de jardinagem, o grupo ainda pode ver como funciona uma empresa familiar. Localizada no município de Carlos Barbosa (RS), a Tramontina Multi S.A. emprega 800 pessoas.

O diretor Nestor Giordani explicou que a empresa é familiar e está sendo administrada pela quarta geração da família. Dentre os diferenciais está a adesão aos 20 dias de licença paternidade e seis meses maternidade. “Também consideramos importante empregar famílias. Assim sendo, o pai pode orientar o filho ou ainda outro membro da família. Esses diferenciais proporcionam maior bem estar para nossos colaboradores”.