A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Equipe do Senar-MT discute futuro e planejamento estratégico com Sindicatos Rurais

Post Image

Diamantino, Arenápolis, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis foram os quatro municípios visitados pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), nesta quarta-feira (13.07). Futuro, planejamento estratégico, acompanhamento de egressos e alinhamentos de ações internas estiveram na pauta das reuniões.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Diamantino, José Aparecido Cazzeta o conhecimento é necessário para se ter uma vida melhor. “Sabedoria não ocupa lugar”, enfatiza. Ele destaca ainda a importância de aprender sempre. “O Senar-MT faz o seu papel que é levar o conhecimento ao homem do campo, mas precisamos pensar no futuro e fazer um bom planejamento para realizar as atividades com qualidade”, complementa.

 

Em Arenapólis, as ações educacionais para o setor de bovinocultura foram o assunto principal da reunião de trabalho. “Para o nosso município os treinamentos de inseminação artificial, doma e rédea são muito importantes. Depois de capacitados ou qualificados os profissionais têm uma postura diferente na lida diária com os animais. Ele muda a forma de trabalhar”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Arenapolis, Jairo Alves Sousa.

 

Outro assunto bastante abordado esta semana foi a qualificação e a capacitação para o produtor ou trabalhador rural lidar com as queimadas.  O presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Clóvis Feli de Paula conta que nesta época de colheita de milho há uma preocupação muito grande com as queimadas. “Vivemos preocupados com o fogo, mas nem todos têm informações e conhecimento de como combate-lo adequadamente.  Queremos a ajuda do Senar-MT”, solicita.

 

O Plano Anual de Trabalho (PAT) foi outro assunto bastante abordado em todos os municípios. Já preocupados com 2017, as equipes dos Sindicatos Rurais têm trabalhado com afinco na coleta das solicitações. Os quatro municípios visitados, nesta quarta-feira, já receberam diversas solicitações. “Constatamos um aumento considerável na demanda para o próximo ano”, conta a mobilizadora do Sindicato Rural de Diamantino, Jakeline Cristina Ascari.

 

Em Campo Novo do Parecis, a reunião de trabalho teve a participação de vários diretores do Sindicato Rural. Todos participaram com sugestões, ideias e propostas de formatação de novos treinamentos e até de acompanhamento de cada participante. Porém a maior parte da reunião foi dedicada ao alinhamento das ações internas. “Esclarecimentos e alinhamentos são importantes para garantir a qualidade das atividades”, ressalta a presidente do Sindicato Rural, Giovana Velke

 

Mais que ouvir, o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio também tem apresentado os programas especiais como o Filhos no Campo, Sucessão Familiar, Campo Aprendiz. “Aproveitamos também para propor futuras parcerias para o Mutirão Rural e, destacar a importância da formação de líderes para o setor agropecuário”, enfatiza. 

 

 O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 90 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.