Com cerca de 220 mil hectares de área plantada com soja, no município de Itiquira, a pelo menos 350 quilômetros de Cuiabá, recebe pela primeira vez o Projeto Soja Brasil, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Canal Rural, Aprosoja Brasil e vários outros parceiros. Na noite desta quinta-feira (21.01) as palestras foram sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Tecnologia de Aplicação assuntos que despertaram o interesse do público formado por produtores rurais que enfrentam dificuldades com a mosca branca.
Com a colheita já em andamento e cerca de 4% da área colhida, Itiquira, assim como os municípios maiores produtores de grãos do Mato Grosso, também sofre com a falta de mão de obra qualificada. Além das palestras e demonstrações práticas nas oficinas realizadas no projeto Soja Brasil, o presidente do Sindicato Rural, Roberto Carlos Montagna, que está em seu terceiro mandato, enfatiza que o Senar-MT é o principal parceiro para minimizar a preocupação dos produtores.
Segundo ele, os agricultores investem muito dinheiro em máquinas e equipamentos agrícolas. "Algumas chegam a custar mais de R$1,5 milhão e, no entanto, na maioria das vezes não temos um profissional que consiga extrair tudo o que a máquina oferece". Em função desta situação, Montagna diz que os treinamentos, cursos e qualificações do Senar-MT, voltados para o setor de máquinas e implementos agrícolas são os mais demandados há mais de cinco anos junto ao Sindicato Rural de Itiquira.
De acordo com Montagna, o município planta ainda cerca de 100 mil hectares de milho safrinha e 10 mil hectares de algodão segunda safra. "Temos ainda pelo menos 40 mil hectares de área onde os agricultores estão fazendo integração lavoura e pecuária. Além disso, a cadeia produtiva de bovinocultura de corte e de leite está em plena expansão. Com três assentamentos instalados, o município tem aproximadamente 200 produtores incluindo os pequenos médios e grandes produtores".
As palestras e demonstrações técnica feitas pelos pesquisadores e instrutores credenciados junto ao Senar-MT desperta a curiosidade e o interesse dos participantes de comparam os dados e aproveitam para sanar as dúvidas sobre o manejo. Assim, as atividades do Soja Brasil nesta segunda semana têm sido bastante interativa.
O pesquisador da Embrapa, Luis Cesar Vieira Tavares conta que um MIP bem feito pode proporcionar a economia de pelo menos três sacas por hectares. "Os produtores de Mato Grosso podem contar com o auxílio o apoio do Sistema Famato/Senar que tem uma atuação muito forte junto aos produtores e, isso contribui muito para que se aumente a produção e a produtividade".
PROJETO – O que mais agradou o produtor Izaul Monteiro Lima foi a prática das oficinas. "As orientações do instrutor Carlos Danielli foram muito interessantes. Ele falou muitas coisas, detalhes que tenho certeza que vai me ajudar a melhorar a aplicação e a diminuir custos".
Assim como Lima, o agricultor José Soares de Amorim fez muitas anotações tanto nas palestras e de MIP, quanto nas de Tecnologia de Aplicação. Ele contou que vai estudar e testar todas as dicas dos palestrantes e instrutores. "Eles falaram sobre o nosso cotidiano, muitas vezes trabalhamos no piloto automático, mas quando ouvimos estas pessoas especializadas nos chamarem à atenção para alguns detalhes, percebemos que é possível melhorar".
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.