O município de Campos de Júlio recebeu na noite desta sexta-feira (04.12) a Caravana Soja Brasil. Esta foi a 10ª etapa do programa em Mato Grosso e encerrou a primeira fase da expedição no Estado que começou dia 23 de novembro. Entretanto, o Soja Brasil retorna em janeiro de 2016 em Porto Alegre do Norte e percorre outros nove municípios mato-grossenses.
O Soja Brasil é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Canal Rural e diversos outros parceiros em 2015. As boas-vindas ao evento foi feita pelo vice-presidente do Sindicato Rural de Campos de Júlio, Alfredo Tomé. “É um privilégio para os produtores daqui receberem o Soja Brasil”, afirmou.
A noite contou com as palestras “Manejo Integrado de Pragas” (MIP), ministrada pelo pesquisador da Embrapa, Amélio Dall’Agnol, e a “Tecnologia de Aplicação de Defensivos”, proferida pelo pesquisador da Unesp, Alisson Mota.
Um dos temas mais preocupantes da atualidade são os custos da produção, devido ao período crítico da economia. Por este motivo os palestrantes se esforçaram para apresentar ferramentas que garantam a produtividade e ao mesmo tempo colaborem com a redução dos gastos na safra.
O produtor rural, Rafael Vandresen, revelou que se comparado a safra passada s custos na sua propriedade aumentaram em torno de 33%, mesmo com redução de área cultivada. “Na última safra plantamos cerca de 6 mil hectares de soja este ano chegamos a 2 mil hectares e mesmo assim percebemos essa alta dos custos”, reclamou.
O produtor que também tem área de cultivo no Paraná e Mato Grosso do Sul diz que nos outros estados a situação não é diferente. “Sou engenheiro agrônomo por formação e vi nas palestras dicas valiosas para o produtor. O MIP tem uma grande resistência por parte dos produtores, mas por insegurança de que se acontecer você não fez a pulverização de maneira correta. Já a pulverização acredito que a grande maioria dos produtores não aplica de maneira correta a fim de evitar o desperdicio”, confessa.
A Caravana Soja Brasil ainda permaneceu pela manhã de sábado em Campos de Júlio, a carreta Carrega Brasil estacionou perto do salão da Paróquia Nossa Senhora das Graças e recebeu os participantes das oficinas práticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) e de Tecnologia de aplicação de defensivos.
Nesta primeira fase, a expedição da soja percorreu cerca de 1500 quilômetros entre os dias 23 de novembro, em Vera, a 05 de dezembro, em Campos de Júlio atendendo em torno de 1000 pessoas nos 10 municípios visitados. No Blog do Senar-MT (senarmtblog.wordpress.com) é possível ler histórias de toda expedição.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CARAVANA em 2016
Janeiro – Primeira Semana
Segunda-Feira – 11.01 – Porto Alegre Norte
Terça-Feira – 12.01 – Querência
Quarta-Feira – 13.01- Canarana
Quinta-Feira – 14.01 – Água Boa
Sexta-Feira – 15.01 – Nova Xavantina
Janeiro – Segunda Semana
Segunda-Feira – 18.01 – Campo Verde
Terça-Feira – 19.01 – Primavera do Leste
Quarta-Feira – 20.01 – Pedra Preta
Quinta-Feira – 21.01 – Itiquira
Sexta-Feira – 22.01 – Alto Araguaia