Com 19 anos de emancipada, Nova Ubiratã, a cerca de 500 quilômetros de Cuiabá é a segunda cidade a receber o Programa Soja Brasil realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Canal Rural e diversos outros parceiros em 2015. Falta de chuva e as pragas que começam a atacar a lavoura são as principais reclamações dos produtores rurais da região. Em busca de informações e conhecimento mais de 50 pessoas participaram das palestras e oficinas realizadas nesta terça (24.11) e quarta-feira (25.11).
Há menos de 30 dias na presidência do Sindicato Rural de Nova Ubiratã, o produtor Albino Castilho Ruiz enfatiza a importância dos assuntos discutidos durante o Soja Brasil que estaciona em Nova Ubiratã pela primeira vez. Além do etanol de milho, a Caravana leva ainda oficinas sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP), Tecnologia de aplicação de defensivos para o setor de máquinas e implementos agrícolas.
Vivendo há cerca de 30 anos na região, o presidente do Sindicato popularmente chamado de Bino, planta 4.300 hectares de soja e cria gado de leite. Na opinião dele os palestrantes da Caravana trouxeram informações e muito conhecimento. “Estes profissionais são especializados em assuntos que precisamos conhecer melhor”.
ETANOL DE MILHO – Na noite de terça-feira (24.11), o conselheiro do Senar-MT, Glauber Silveira falou sobre o impacto do etanol de milho na renda do produtor. Entusiasmado com o negócio, Silveira mostrou dados que revelam que a produção de etanol de milho é uma atividade bastante rentável para o produtor rural. Ele garante que é uma excelente oportunidade de negócios.
A segunda palestra da noite foi com o engenheiro de desenvolvimento e especialista de processos da Dedini Indústria de Base, Marcílio Gurgel. “Produza etanol e aumente seu lucro com a safra de milho” foi o tema abordado. Ele também explicou com detalhes como funciona uma usina flex compartilhada e a dedicada, que é um outro modelo. Assim como Silveira, Gurgel também acredita que o etanol de milho é um bom negócio.
Apesar de ainda ser novidades para alguns, o assunto chama a atenção e desperta a curiosidade daqueles que assistem as palestras. O empresário Alair Antonio Elgert além de participar do Soja Brasil em Vera, também esteve presente em Nova Ubiratã. O empresário avalio a produção de álcool de milho como um bom negócio. “As palestras nos trouxeram informações que mostra que o etanol de milho é aceitável e tem tecnologia aceitável para o nosso mercado”.
Diversos produtores que já estiveram em outros eventos sobre o etanol de milho fizeram questão participar das palestras em busca de mais informações. “Tenho vontade de investir neste setor, mas ainda estou na fase de pesquisa. Para mim, tanto a fala do Glauber Silveira, como a do Marcílio Gurgel trouxeram muitas novidades”, diz o produtor de soja, Alberto Ribeiro da Silva.
PARCERIA – A demanda por treinamentos do Senar-MT em Nova Ubiratã é bastante diversificada. Além da soja, a suinocultura e a bovinocultura de leite também são cadeias produtivas em pleno desenvolvimento na região. “Além disso, temos pelo menos cinco assentamentos em nosso município e, esses pequenos produtores também precisam de qualificação e capacitação e queremos atender todos”, conta o presidente Bino.
Segundo ele, a bovinocultura de leite é desenvolvida por pequenos produtores que ainda precisam muito de assistência técnica. “Vi uma apresentação do gerente de Educação Formal e Assistência Técnica, do Senar-MT, Armando Urenha e já sei quem pode nos ajudar com a assistência técnica. O Senar-MT é um dos nossos principais parceiros”, destaca o presidente.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CARAVANA
Novembro – Primeira Semana
Quarta-Feira – 25.11 – Ipiranga do Norte
Quinta-Feira – 26.11 – Tapurah
Sexta-Feira – 27.11 – Lucas do Rio Verde
Novembro/Dezembro – Segunda Semana
Segunda-feira- 30.11 – Nova Mutum
Terça-Feira – 01.12 – Diamantino
Quarta-Feira – 02.12 -Campo Novo do Parecis
Quinta-Feira – 03.12 – Sapezal
Sexta-Feira – 04.12 – Campos de Júlio
Janeiro 2016 – Primeira Semana
Segunda-Feira – 11.01 – Porto Alegre Norte
Terça-Feira – 12.01 – Querência
Quarta-Feira – 13.01- Canarana
Quinta-Feira – 14.01 – Água Boa
Sexta-Feira – 15.01 – Nova Xavantina
Janeiro 2016 – Segunda Semana
Segunda-Feira – 18.01 – Campo Verde
Terça-Feira – 19.01 – Primavera do Leste
Quarta-Feira – 20.01 – Pedra Preta
Quinta-Feira – 21.01 – Itiquira
Sexta-Feira – 22.01 – Alto Araguaia