A população de Cáceres (250 km de Cuiabá) terá a oportunidade de conhecer a Vitrine da Carne, ação que vem sendo realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em algumas exposições agropecuárias do Estado com grande sucesso. Na Princesinha do Paraguai, a vitrine será realizada na semana de 05 a 11 de outubro, em parceria com o Sindicato Rural de Cáceres durante a 50ª Exposição Industrial e Comercial de Cáceres (Expocáceres).
A "Vitrine da Carne Bovina, Suína e Peixe" irá ocorrer no Núcleo Avançado de Capacitação – Francisco Dunga Pinto de Arruda – Unidade Cáceres, no Parque de Exposições Dr. José Rodrigues Fontes. O espaço, doado pelo Senar-MT ao Sindicato Rural, possui uma cozinha e auditório com capacidade para 50 pessoas e é destinado à capacitação do homem do campo durante todo o ano.
"A 1ª Vitrine da Carne foi elaborada para promover a valorização da cadeia produtiva da Bovinocultura de Corte, Suinocultura e Piscicultura na geração de emprego e renda para o município. Assim como valorizar e dar visibilidade a grandeza dos setores envolvidos bem como as suas potencialidades com a finalidade de apresentar as características peculiares a cada peça de corte com praticidade", analisou a mobilizadora do sindicato, Rosa Cezario.
Além da vitrine, os visitantes da feira poderão participar das oficinas de Manutenção de tratores agrícolas e Agricultura de precisão programadas para ocorrer entre os dias 06 e 11 de outubro, das 18h00 às 22h00h. Interessados devem entrar em contato com o sindicato para saber da disponibilidade de vagas pelo telefone (65) 3223-2111.
De acordo com o gerente sindical, Valdiney Viana, a Expocáceres 2015 apresentará uma extensa programação, envolvendo além as atividades do Senar-MT, leilões, torneio leiteiro, estandes de diversos expositores comerciais na área rural e industrial, e shows nacionais e regionais.
O objetivo do Senar-MT é levar para as exposições oficinas que capacitem a mão de obra e ao mesmo tempo divulguem o portfólio de treinamentos disponíveis para os produtores, trabalhadores rurais e seus familiares.
A escolha das oficinas é feita pelos sindicatos rurais dos municípios em função da demanda feita pelos trabalhadores rurais. Em 2014, o Senar-MT, em parceria com os sindicatos rurais, realizou 317 oficinas em 41 feiras agropecuárias, capacitando 2.104 pessoas. Em 2015 a meta é ultrapassar estes números.
Para o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, este ano 53 Sindicatos Rurais solicitaram a realização de oficinas durante as exposições. "Este tipo de evento atrai o público da feira e dão uma amostra dos treinamentos realizados pela instituição e sindicatos durante o ano todo", avalia Prado.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.