Localizada a cerca de 90 km do município de Canarana, o Distrito de Culuene fica distante de serviços e produtos e a população sofre para ter acesso a esses atendimentos. Entretanto, nesta terça-feira (01.09) a população teve acesso ao programa Mutirão Rural, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e diversos parceiros. As ações do programa começaram às 8h e segue até às 17h.
A programação para o mês de setembro ainda prevê a realização de outros seis Mutirões: Cocalinho (Fazenda Europa, no dia 03), Mirassol D’Oeste (Assentamento Roseli Nunes, no dia 21), São José dos Quatro Marcos (no dia 22), Pontes e Lacerda (Assentamento Triunfo, no dia 24), Vila Bela da Santíssima Trindade (Santa Clara do Monte Cristo, no dia 25) e em Cáceres (Assentamento Sanicuá, no dia 26).
"A avaliação do Senar-MT é muito positiva em relação a este programa. Nos encerramos o primeiro mês de atividade com 10 eventos e já atendemos um público estimado de 4500 pessoas, no total nos realizamos 17.220 atendimentos. Consideramos um bom resultado, mas permanecemos na busca de novos parceiros e produtos que possam ser inseridos no projeto", afirma o coordenador da Equipe de Projetos técnicos da instituição, Wlademiro Neto.
Durante todo o dia de Mutirão a equipe de trabalho do programa se instala em um prédio oferecido pela prefeitura do município beneficiado e oferece mais de 20 tipos de serviços, como segunda via de documentos pessoais, palestras de esclarecimentos das leis de trânsito, direito do consumidor, inclusão social e corte de cabelo. Ainda são organizadas atividades físicas, culturais e de lazer, bem como atendimento médico e odontológico.
A caravana da cidadania já passou pelas comunidades de Conselvan e Medalha Milagorsa (ambas do município de Aripuanã), Terceiro Assentamento (Castanheira), Águas Claras e Paranorte (as duas pertencentes a Juara), São Pedro de Joselândia (Barão de Melgaço), Santo Antônio da Fontoura (São José do Xingu), Bridão Brasileiro (Confresa), Espigão do Leste e PA Dom Pedro (ambos pertencentes a São Felix do Araguaia).
"A meta do Senar-MT é realizar 45 mutirões, atendendo mais de 9 mil pessoas e prestar uma média de 90 mil atendimentos até dezembro", adianta o coordenador.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.