A comerciante Eunice Lazzari Ruzin, de Rosário Oeste, já fez diversos treinamentos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), mas até hoje não esquece os ensinamentos do primeiro curso que participou: Fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza. Foi por meio dele que Dona Eunice conheceu a instituição de ensino rural. “Fiz o treinamento há muitos anos e uso até hoje para limpar meu comércio e minha casa. São bons e garantem uma boa economia no final do mês”, constatou.
O treinamento está no rol dos cursos de Promoção Social (PS) ofertados pelo Senar-MT em parceria com os sindicatos rurais e até abril deste ano, foi o curso campeão no ranking dos Eventos de PS mais realizados, de acordo com o relatório quadrimestral da instituição. Foram 41 turmas só deste treinamento, capacitando 530 pessoas nos quatro primeiros meses de 2015.
A segunda colocação ficou com o treinamento de Panificação caseira, foram 40 eventos realizados no mesmo período, e cerca de 520 pessoas capacitadas. Ainda constam na lista os treinamentos de Corte e costura (12 turmas), Crochê básico em barbante (10 turmas), Confecção de peças íntimas (10) entre outros.
De janeiro a abril deste ano o Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais e prefeituras realizou 276 turmas voltadas para a Promoção Social, atendendo 2335 pessoas. No ano passado no mesmo período foram realizados 128 treinamentos, representando um crescimento de 115% comparado ao mesmo período de 2014.
“Além de formar a mão de obra para o campo, o Senar-MT tem a missão de promover ações sociais para os produtores, trabalhadores rurais e seus familiares, por isso contamos com um portfólio de 19 treinamentos de Promoção Social na área de Artesanato, e de Alimentação e nutrição”, informa o presidente do Sistema Famato/Senar-MT, Rui Prado.
Para conhecer todos os treinamentos de PS disponíveis acesse http://www.sistemafamato.org.br/portal/senar/fpr_ps_snn.php?Cod=2&Tipo=2.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.