Os produtores rurais do município de Jaciara (144 km de Cuiabá) terão acesso a informações sobre assuntos como o patrimônio e a gestão, preservação dos relacionamentos, respeito e construção das histórias das empresas familiares e análises financeiras e contábeis como instrumentos para tomada de decisões. No dia 03 de setembro, 15 famílias produtoras da região darão início ao Programa Sucessão Familiar.
O programa é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural de Jaciara. A mobilização da turma ficou a cargo do sindicato e o presidente, Ereno dos Santos, está entusiasmado com a qualificação. “A vontade de fazer o curso de sucessão partiu dos próprios produtores. A preocupação é fazer com que os filhos conheçam e tenham interesse em continuar nos negócios da família”, afirma o presidente.
De acordo com o presidente, a base da economia da região de Jaciara é a agricultura, especialmente soja e milho, mas também há cultivo de cana de açúcar, algodão e também a pecuária de corte.
Em Mato Grosso, com o objetivo de preparar sucessores, o Senar-MT desenvolve o programa Sucessão Familiar há quatro anos e já capacitou cerca de 150 pessoas, ou 70 famílias, nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. “Para participar do programa é preciso inserir a família então geralmente a turma é composta por duas pessoas da família, geralmente o sucessor e o sucedido”, explica o analista de projetos técnicos, Eduardo Silveira, gestor do Sucessão Familiar.
Para participar os pré-requisitos são ter mais de 18 anos, alfabetizado com noções básicas de matemática e ainda ter dois membros da família na mesma turma: o sucessor e o sucedido.
A meta do Senar-MT é formar 90 pessoas em 2015. “Além de Jaciara, já está em andamento a turmas do Sucessão Familiar realizadas em parceria com os Sindicatos Rurais de Campo Novo do Parecis e Lucas do Rio Verde”, informa Silveira.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.