Na tarde desta quarta-feira (27.08), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), representado pelo presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, assinou o Memorando de entendimento para a promoção do trabalho decente no Sistema de Justiça do Estado de Mato Grosso. A assinatura ocorreu durante o Fórum Internacional Ressocialização e Direitos Humanos, realizado no Teatro Cerrado – Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá.
Segundo Rui Prado fazer parte desta parceria é muito importante para a instituição, pois garante oportunidade para os reeducandos de se prepararem para voltar ao mercado de trabalho quando terminarem de cumprir a pena aplicada pelo Poder Judiciário, e ao mesmo tempo contribui para o Sistema Famato/Senar reduzir o déficit de mão de obra capacitada para o campo. "O Senar-MT em anos anteriores já participava de convênios como este. Realizamos em média 36 turmas por ano, capacitando cerca de 500 reeducandos nos mais diversos treinamentos ofertados pela instituição, como o de inclusão digital, de mecanização agrícola, horticultura entre outros", destaca Prado.
Além do Senar-MT, assinaram o documento o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a Corregedoria Geral da Justiça, o Governo do Estado de Mato Grosso, o Ministério Público do Estado (MPE), o Conselho da Comunidade da Comarca de Cuiabá, a Prefeitura de Cuiabá, a Defensoria Pública do Estado, o Ministério Público do Trabalho, a Organização Nova Chance, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Escritório Internacional do Trabalho (OIT).
O Senar-MT juntamente com a Famato, o Imea e os 89 sindicatos rurais formam o Sistema Famato, que dá suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representa os interesses dos produtores rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.