A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Treinamentos mais procurados são os do setor de máquinas e implementos agrícolas

Post Image

 

Construir um parque de exposição para realizar a Festa de Peão que acontece todos os anos em Santa Cruz do Xingu, a 1300 quilômetros de Cuiabá é um dos sonhos do presidente do sindicato rural do município, Otalécio Januário de Sá. Ele conta ainda que a base da economia da região é a pecuária, mas que nos últimos anos o cultivo da soja, milho e algodão também tem contribuído para aquecer o desenvolvimento do município.

 

Com isso os treinamentos mais demandados junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) são os relacionados com o setor de máquinas e implementos agrícolas.  O presidente conta ainda que na região há dois assentamentos rurais com cerca de 350 famílias. “Muitos destes assentados estão fazendo os treinamentos para prestar serviço nas fazendas próximas. É uma forma de ganharem dinheiro para investir nas propriedades deles”.

 

Além destes, Januário de Sá diz que a procura também é grande para os treinamentos relacionados com a cadeia produtiva do leite e da piscicultura. “No Plano Anual de Trabalho (PAT) temos programados 36 treinamentos para 2016” .

 

O município de Santa Cruz do Xingu tem cerca de 2.300 habitantes. Destes, pelo menos 150 são médios e grandes produtores. De acordo com presidente do sindicato rural é muito difícil saber a quantidade exata de pequenos produtores. “Temos os dois assentamentos: o Brasipaiva e o Santa Clara que ao todo têm 350 famílias”.

 

O Sindicato Rural de Santa Cruz do Xingu tem 60 produtores sindicalizados. Além da construção do Parque de Exposição, outro desafio mencionado pelo presidente é agregar cada vez mais associados e também investir na melhoria de logística. “Também precisamos de um carro para fazer a mobilização dos treinamentos”.

 

Januário de Sá assumiu o sindicato no último mês de junho e, além dos sonhos e metas mencionados têm muitos outros. Ele conta que há muito trabalho pela frente e que os treinamentos do Senar-MT são primordiais e contribuem muito para a qualificação e capacitação das pessoas e para o desenvolvimento da região.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.