A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT e parceiros capacitam piscicultores da comunidade Lagoa Azul

Post Image

Piscicultores da comunidade Lagoa Azul, zona rural de Cuiabá, concluíram o treinamento de 40 horas de Piscicultura Básica ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural e a prefeitura de Cuiabá.

 

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, na localidade, há cerca de 30 viveiros construídos pelo executivo municipal e que auxiliam na geração de renda das famílias.

 

Durante o curso, os criadores participaram de aulas práticas e teóricas sobre legislação, comercialização, manejo, nutrição, qualidade da água, construção de viveiros, segurança do trabalho, espécies de peixe e sistema de produção.

 

Segundo o instrutor do Senar-MT, o zootecnista e técnico na área de produção animal, Willys Martins, os alunos receberam um certificado com validade nacional. "Eles vivem desta produção e com um pouco mais de conhecimento poderão duplicar as vendas, assegurando a qualidade do produto. No grupo formado por 10 pessoas, quatro mulheres também se qualificaram e isso mostra que neste mercado tem espaço para todos", finalizou.

 

"A capacitação faz parte do trabalho iniciado este ano nas comunidades rurais, dispondo de orientações, apoio de técnico e incentivo a piscicultura. Além de criar os peixes, eles agora também poderão comercializar no projeto Caminhão do Peixe", afirmou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Domingos Sávio.

 

O Senar-MT juntamente com a Famato, o Imea e os 89 sindicatos rurais formam o Sistema Famato, que dá suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representa os interesses dos produtores rurais do Estado. O Senar-MT está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt