Capacitação é um assunto que gera preocupação em todos os setores do agronegócio e que deve ser um processo continuo. Durante a Missão Técnica Famato/Senar – Argentina 2015, os produtores rurais puderam fazer comparações sobre a melhor forma de capacitar e de incentivar seus colaboradores a buscar conhecimento. Além disso, também voltaram com novas ideias para incrementar o repasse de conhecimento para os seus colaboradores.
A Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires tem um Programa de Agronegócio que em parceria com empresas privadas realiza, além de um curso de pós-graduação, vários tipos de treinamentos e ações. O principal objetivo é incentivar a capacitação de profissionais que atuam no setor. Além disso, todos aqueles que participam de qualquer tipo de evento assumem o compromisso de repassar as informações para equipe.
De acordo com o professor Marcos Daziano, um dos pontos fortes da Faculdade de Agronomia é o Programa de Consultoria. "Já participamos de vários projetos, incluindo elaboração de planos de nutrição e de gestão de qualidade de alimentos". Na opinião de Daziano, todas estas ações são formas de incentivar pessoas a se capacitarem e, também de levar conhecimento ao homem do campo.
Para atrair ainda mais os profissionais que trabalham no setor do agronegócio, a Faculdade de Agronomia oferece cursos de pós-graduação com módulo mensal e semanal. "Adaptamos os cursos as necessidade dos nossos alunos". Como a Argentina passa por uma crise econômica, para muitos alunos o valor pago em hospedagem, transporte e alimentação para ir até Buenos Aires é maior que o preço pago na pós-graduação. "Estamos estudando uma forma de resolver esta situação".
O professor Fernando Mogni acrescenta que outro diferencial da faculdade é a parceria com o setor privado. "Nossa equipe vai para dentro das empresas para capacitar os colaboradores. Na Bayer, por exemplo, já realizamos 10 turmas e capacitamos pelo menos 350 pessoas", ressalta o professor. Além da Bayer, pelo menos outras 15 empresas também fazem parte deste projeto. O número de pessoas capacitadas varia entre 30 e 350 pessoas por cada empresa.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.