A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Primeiro Mutirão Rural acontece nesta sexta (31.07) em Aripuanã

Post Image
Começa nesta sexta-feira (31.07), na comunidade de Conselvan, localizada a 31 quilômetros de Aripuanã, o Mutirão Rural idealizado e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e parceiros. O objetivo é garantir serviços essenciais como saúde, educação e emissão de documentos à população que vive em locais longínquos e de difícil acesso a estes serviços. A previsão é realizar, em 2015, pelo menos 45 Mutirões Rurais e atender cerca de 9 mil pessoas até dezembro.


Além dos serviços de saúde e de emissão de documentos, o Senar-MT credenciou este ano profissionais de educação física, recreação, promotores de eventos para atividades de cultura e lazer durante os mutirões. Além disso, adquiriu um kit biométrico para confecção de carteira de trabalho digital, atendendo exigência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Mais uma novidade é a aquisição de uma unidade móvel de saúde, com três salas para consulta médica, odontológica e realização de exames laboratoriais.

 

O dia do Mutirão Rural é um acontecimento na comunidade rural. As pessoas se concentram no local escolhido para a equipe trabalhar e podem solicitar 29 serviços neste dia como confecção da Carteira de Trabalho, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emissão de documentos pessoais e certidões, além da segunda via desses documentos. São oferecidas também palestras de esclarecimentos das leis de trânsito, direito do consumidor e inclusão social. A equipe ainda organiza atividades físicas, culturais e de lazer. Enquanto a criançada participa de atividades recreativas, os adultos poderão procurar pelos serviços públicos e de orientação.

 

Neste ano, a instituição de ensino rural irá ofertar duas oficinas sendo uma de Planejamento e aproveitamento de alimentos e a outra de Pintura em tecido.

 

Em 2014, a população indígena recebeu atendimento prioritário no Programa Mutirão Rural. Ao todo foram realizados 13 eventos específicos para atender esta população, beneficiando 3.025 indígenas de várias etnias. Além das aldeias indígenas, o programa percorreu 62 municípios, registrando 135.808 atendimentos ofertados para 16.135 pessoas no ano passado.  Nos 19 anos de programa, o Senar-MT já atendeu cerca de 800 mil pessoas.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.