Para o vice-presidente da Famato, Normando Corral, estas viagens contribuem para a transformação do comportamento por meio de conceitos. “As pessoas passam a olhar suas atividades sob outra perspectiva. Tudo o que vimos nos enriquece. Voltamos com mais experiência”, diz o vice-presidente que acredita que mais que tudo, as Missões Técnicas também contribuem para a formação de lideranças.
O produtor rural de Castanheira, Raphael Nogueira que também participa pela primeira vez de uma missão técnica, concorda com Corral e acrescenta que além da transformação, esta viagem para a Argentina o fez repensar suas atitudes. “Eu já tinha o hábito de viajar, mas agora quero fazer isso mais vezes começando pelo Mato Grosso mesmo. Quero visitar algumas propriedades que são referência em nosso estado”.
Eliezer Campos de Melo, produtor de pecuária de corte em Paranatinga, é outro que participa pela primeira vez de uma Missão Técnica. “Fiquei encantado com tudo o que vi nas propriedades que visitamos na Argentina. Porém o que mais me chamou a atenção foi a utilização da tecnologia para administrar o consumo dos animais”.
Para Melo, mais que mudar sua forma de pensar, a viagem abriu novos horizontes. “Fiquei encantado com o que vi no Tambo Chiavassa. É uma propriedade familiar e a relação entre pai e filho me fez ver que preciso utilizar mais a capacidade e o conhecimento tanto do meu filho, quanto do meu genro em nossa propriedade que assim como o Chiavassa, também familiar”.
Companheiro de viagem de Melo, o presidente do Sindicato Rural de Paranatinga, Thomas Pachoal Alves Correa também se surpreendeu com a tecnologia utilizada nas propriedades visitadas. Aluno do Academia de Liderança, Correa também acredita que participar de uma missão técnica contribui muito para a formação de liderança. “Eu sou encantado com o trabalho realizado pelo Sistema Famato/Senar”, ressalta.
Tanto o curso de Sucessão Familiar, como a Academia de Liderança são programas ofertadas pelo Sistema Famato/Senar. O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.