A lida na propriedade rural do casal Jairo Antônio Silva Borges e Eliane Dias de Carvalho não para nunca. De manhãzinha ele segue para o curral e realiza a ordenha de leite, manualmente, depois dá atenção a criação de aves e peixes. Enquanto isso ela se prepara para a fabricação caseira de queijos, requeijão, doces e compotas que serão vendidos em feiras de Várzea Grande ou entregues a clientes cativos.
O casal é um exemplo da produção fervescente que ocorre na Comunidade do Formigueiro, zona rural várzea-grandense. A comunidade vem passando por uma verdadeira transformação produtiva desde 2010, quando o presidente da Associação Comunitária e Agrícola do Formigueiro, Jairo Antônio Silva Borges, conheceu o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e começou a demandar cursos de capacitação para a região.
A comunidade do Formigueiro possui 220 famílias, que contabiliza cerca de 1000 moradores. "Aqui temos pequenas produções de hortaliças, suínos, aves, piscicultura, frutas e uma grande parcela trabalha com a produção de leite", revela "Seo" Jairo.
Em 2010 Seo Jairo participou do treinamento de "Embutidos e Defumados" promovido pelo Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá no Parque de Exposição. De lá para cá já foram realizados 15 treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) na própria comunidade. "Os treinamentos do Senar mudaram nossa visão. Hoje eu vejo a propriedade como uma empresa rural", afirma.
Dona Eliane lembra que a chácara, de 16 hectares, era usada apenas para lazer da família aos finais de semana. "A gente tinha umas vaquinhas leiteiras só para nosso consumido". O casal se mudou para a propriedade e complementa a renda de aposentados com a produção da chácara. "Estamos trabalhando para que a renda daqui seja maior que da aposentadoria, hoje isso ainda não acontece", avalia o pequeno produtor rural.
Seo Jairo destaca que após passar por capacitações do Senar-MT, entre elas o Programa Negocio Certo Rural (NCR), a família começou a investir em animais de qualidade e na alimentação do gado. "Já teve época em que oferecemos cevada como alternativa de alimentos para os animais e chegamos a produzir 100 litros de leite por dia, com oito animais em lactação", registra.
É desta produção que Dona Eliane usando os conhecimentos adquiridos no curso "Produção de derivados do leite: requeijões, doces e iogurte" e "Produção de derivados do leite: Queijos" consegue fazer seus produtos. "Tudo que produzimos aqui tem venda garantida", orgulha-se. "As frutas da estação também são matéria prima para as compotas".
O vizinho do casal, João de Castro, investiu na criação de suínos e já possui 22 matrizes. "A minha renda vem daqui. Comercializo o quilo de suíno a R$ 15", cita. "Minha esposa trabalha na cidade e vem para a chácara aos finais de semana, mas já estamos planejando a mudança dela para logo que sair a aposentadoria".
Seo Josias Rodrigues também é morador da comunidade do Formigueiro. Ele é uma espécie de 'faz tudo' do meio rural. Sempre que um vizinho precisa de ajuda na venda de produtos, na lida com animais e na plantação de cultura. "Somos carente de assistência técnica. Um acaba ajudando o outro como pode, por isso esses cursos do Senar são tão importantes para nós", diz.
De acordo com o grupo, a comunidade já apresentou várias demandas por capacitação. "Já apresentaram a vontade fazer curso de Doma Racional, Casqueamento e Inseminação Artificial", informa Seo Jairo. "No ano passado mesmo paguei um veterinário para inseminar 18 vacas, só depois de cinco meses ele voltou e percebeu que o procedimento falhou em 100% dos animais. Se eu tivesse conhecimento na área não teria perdido um ciclo todo", constatou.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Pagewww.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.