O balanço da participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) na 51ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro 2015) foi positivo na opinião do presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado. Foram atendidas cerca de 5 mil pessoas. “Porém o público que visitou o estande foi muito maior”, ressalta Prado.
Ele conta que as atrações preparadas pelo Senar-MT alcançaram seus objetivos, pois a movimentação foi grande no espaço. “O Sistema/Famato Senar está sempre inovando e, este ano, trouxe a Vitrine da Carne e o cinema 5D. Estas duas atividades atraíram centenas de visitantes. Além disso, muitas pessoas puderam aproveitar para se capacitar nos cursos de Norma Regulamentadora (NR) e nas oficinas de beneficiamento de leite e artesanato em couro”, afirmou.
Só no Cinema 5D, que consiste num trailer/sala onde foi projetado um filme de seis minutos sobre uma fazenda sustentável foram atendidas cerca de 300 pessoas por noite. Além disso, todas as crianças que participaram do Programa Filhos no Campo aproveitaram da sessão de cinema, bem como os professores e monitores que as acompanhavam pelo tour ao Parque de exposições Jonas Pinheiro, somando cerca de 3900 atendimentos.
Durante a feira agropecuária, o Senar-MT, em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá, ministrou oito oficinas de beneficiamento, sendo quatro de leite e quatro de artesanato em couro. Foram capacitadas 55 pessoas nas oficinas de leite e 90 nas de couro. De quinta a sábado, 10 pessoas participaram do treinamento de 24 horas de Segurança no Trabalho – NR 31.8 Aplicação de Agrotóxico, essas pessoas já saem preparadas para o mercado de trabalho com certificado de conclusão de curso da entidade de ensino rural.
“Todos os anos o Sistema Famato/Senar prepara o estande com muita dedicação para receber os visitantes, achamos que já está na hora da Capital do Estado do agronegócio ter um parque de exposições com melhor estrutura. Cuiabá merece um espaço melhor para que possamos oferecer atividades ainda mais atrativas”, avaliou Rui Prado.
Para Verônica Prado que fez o treinamento de 24 horas de Segurança no Trabalho – NR 31.8 Aplicação de Agrotóxico, o treinamento foi mais uma oportunidade de aprender. Ela conta que a crise que todo mundo fala está afetando as construções na área urbana. “Muitas obras previstas não serão mais concluídas e ficou difícil encontrar emprego na cidade, quero investir na capacitação para o meio rural e brigar por uma vaga”, afirma Verônica que disse que o fato do treinamento ter sido oferecido no Parque de Exposição facilitou o acesso. Este é um dos treinamentos mais demandados aos sindicatos rurais. Nas fazendas, o mercado de trabalho é promissor nesta área.
Doatir de Almeida é um exemplo de que a capacitação auxilia na melhora de renda. Ele participou em 2014 da oficina de artesanato em couro e vende peças em feiras de artesanato. Neste ano, ele visitou o estande e exibiu uma bolsa de couro versátil que inventou, ela pode ser usada dos dois lados, bastando virar a parte interna para ter um novo modelo, ou regular as alças, mais curtas ou mais compridas. “Foi uma ótima oportunidade. Hoje complemento minha renda com a venda de bolsas por encomenda, mas a intenção é abrir uma pequena empresa daqui a algum tempo”, revelou Doatir.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.