A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Líderes conhecem estrutura de órgãos que tomam decisões que afetam o setor

Post Image

Esta quarta-feira (01.07) foi bastante produtiva para a turma de 30 participantes do Programa Academia de Liderança, em Brasília (DF). O grupo, composto por presidentes e dirigentes de sindicatos rurais de Mato Grosso, participou do quarto e último módulo da capacitação desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária (Famato).

 

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), João Martins, deu as boas-vindas aos participantes e aproveitou para elogiar a iniciativa dos dirigentes sindicais que estão buscando o conhecimento. "Nós temos de ser uma orquestra bem afinada, desde as nossas bases, nos municípios, até aqui na CNA. Uma orquestra afinada somos todos nós tocando com uma só melodia", afirmou.  

 

O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, apresentou os dados de atendimentos da instituição de ensino rural e fez um balanço da atuação da entidade no ano de 2014. Ele também reforçou a importância da união de todos os órgãos que trabalham com a agropecuária. "Fazemos parte de um sistema e o Senar-MT vem evoluindo ao longo do tempo para atender as necessidades dos produtores e trabalhadores rurais. Na gestão do presidente Rui Prado focamos na área de mecanização agrícola", destacou.

 

A primeira atividade do dia foi a palestra do diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabricio Rosa. Ele fez um breve relato do nascimento da instituição até as atividades atuais da entidade que consiste em levar posicionamentos dos produtores rurais aos parlamentares de todas as matérias que afetam o setor, a participação das mesas de negociação com os parlamentares no Congresso Nacional dando apoio técnico e institucional, a participação de audiências públicas e reuniões de interesse no Congresso Nacional.  "A Academia de Liderança trouxe os participantes para o centro nervoso das tomadas de decisões das nossas vidas", avaliou.

 

Logo depois o diretor executivo do Instituto Pensar Agro, João Henrique Hummel, falou para os participantes sobre a atuação do órgão junto a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Pela manhã ainda houve a palestra do representante do Ministério da Agricultura, Sávio Rafael Pereira e, a última intervenção do dia ficou por conta do superintendente da área técnica da CNA, Bruno Lucci, que apresentou algumas das ações da área da CNA em favor do setor do agro. "Mato Grosso está de parabéns por esta iniciativa que aproxima as entidades. Este programa é mais um canal de comunicação aberto", analisou.  

 

Na programação ainda estão previstas visitas ao Congresso Nacional e encontro com integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A turma retorna para Cuiabá na noite de quinta-feira (02.07) e na manhã de sexta-feira (03.07), a palestra Pensamento Estratégico para líderes, encerra o programa no auditório do Senar-MT.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema FAMATO. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela FAMATO, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e o @senar_mt.