A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Simulador de plantio enriquece oficinas de Mecanização

Post Image

Desde o mês de abril as oficinas de Agricultura de Precisão em Máquinas Agrícolas ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais que acontecem durante as feiras agropecuárias vêm sendo realizadas com um material instrucional que chama a atenção: um simulador de plantio.

 

O simulador PM 400 foi doado pela empresa Agrosystem, por meio de uma parceria entre a empresa e a instituição de ensino rural para desenvolver a Agricultura de Precisão em Mato Grosso e tem sido um importante aliado nas oficinas. “O simulador é um recurso importantíssimo durante a aula, pois ajuda a desmistificar o aparelho”, revela o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Fábio Pires.

 

De acordo com Pires quanto mais contato o aluno tem com o simulador, mas a vontade ele fica durante a prática. “Muitos pensam que o simulador é um bicho de sete cabeças, mas quando eles têm um primeiro contato com o simulador em sala de aula e depois vê como funciona na prática percebe que não é nada disso. Tudo fica mais fácil, pois fica familiar e o resultado no dia a dia é melhor”, analisa.

 

A gerente de Educação Profissional Rural do Senar-MT, Tatiane Perondi, afirma que o simulador será usado ainda nos treinamentos e na qualificação de Agricultura de Precisão em Máquinas Agrícolas. “Como o simulador é um monitor de computador fica fácil de transportá-lo para a realização dos treinamentos do Senar-MT”, afirma. “O instrumento complementa o material didático da instituição, simulando a prática do dia a dia de um operador de máquinas agrícolas, pois exibe um conjunto de parâmetros de produção de uma plantadeira, como o monitoramento de uma população e área de campo individualmente”, destaca.

 

A utilização desta tecnologia no campo possibilita o plantio durante a noite, mantendo a população desejada e evitando falhas no plantio, eliminando a necessidade de usar uma pessoa na plantadeira, além de eliminar custos de replantio.

 

Tatiane lembra que a instituição de ensino está aberta a parcerias como a fechada com a empresa Agrosystem. Interessados devem procurar o assessor de Relações Institucionais do Senar-MT, Walter Valverde.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Pagewww.facebook.com/SenarMt  e a conta @senar_mt.