A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Grupo Mato-grossense visita Centros de Excelência no Chile

Post Image

Representantes do Sistema Famato/Senar participam nesta semana da Missão Técnica Chile. O objetivo é realizar visitas técnicas a Centros de Excelência em Biotecnologia e de Alimentos, em Santiago, para conhecer o funcionamento destes Centros e exemplos de parcerias que possam ser adaptadas e aplicadas na instalação de um polo de inovação no Estado de Mato Grosso.

 

Os superintendentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, Tiago Mattosinho, e do Instituto Mato-grossense de Pesquisas Agropecuária, Otávio Celidonio, participam da comitiva que ainda é formada pelos gerentes de Educação Profissional Rural e de Educação Formal e Assistência Técnica do Senar-MT, Tatiane Perondi e Armando Urenha (respectivamente). 

 

A comitiva também conta com a presença  do diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Nelson Piccoli, e pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Federação, Ricardo Arioli. O secretario de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri, Paludo, acompanha o grupo juntamente com representantes da Aprosoja e empresários mato-grossenses.

 

O grupo se reuniu no dia 28 de abril com o diretor executivo da Fundação Fraunhofer para Biotecnologia de Sistemas, Wolfgang Schuch, e sua equipe técnica. A fundação foi criada para promover a cooperação entre Alemanha e Chile.

 

O Centro Frauhofer para Biotecnologia de Sistemas é o primeiro Centro de Pesquisas lançado pela Fundação Fraunhofer Chile Research, que foi constituída em 2010 ele trabalha em conjunto com outras entidades de pesquisa, para um grande número empresas públicas e privadas em toda a América Latina.

 

Mattosinho conta que a pesquisa realizada pelo Centro, vai resultar numa contribuição de longo prazo ao espírito inovador e à força econômica do Chile, como um resultado da aposta que o país fez numa economia baseada em matérias primas, agricultura, aquicultura e a utilização sustentável dos recursos naturais.

 

No período da tarde o grupo participou de outra reunião, com o gerente de Alimentos Y Biotecnología da Fundación Chile, Andrés Barros. A Fundación é o órgão governamental responsável pelo desenvolvimento da Cadeia de produção do Salmão no Chile. De acordo com Mattosinho, o  órgão é uma corporação público-privada que fomenta inovações que "movem a fronteira do possível". Os sócios são o Governo Chileno e a mineradora BHP Biliton – Minera Escondida.

 

Em 38 anos de existência, consolidou-se como um "do tank" (tanque de realização), caracterizado pelo pioneirismo em explorar novos setores através de um portfólio de empresas demonstrativas, programas que criam capacidades e serviços tecnológicos. Em conjunto com mais de 160 organizações estrangeiras – empresas, governos, centros tecnológicos e outros – em 35 países.

 

Centros de Excelência – Fazem parte de um programa de atração lançado pelo governo chileno em 2009. O foco é promover parcerias com centros internacionais, entidades nacionais e empresas de base tecnológica visando o desenvolvimento de pesquisa científica de ponta, gerando novas tecnologias e produtos de alcance global.

 

O programa é coordenado pela Agência Oficial de Desenvolvimento Econômico do Chile (InnnovaChile), que entre 2009 e 2011 conseguiu atrair empresas e universidades para os Centros de Excelência.

 

Inicialmente o governo chileno conseguiu formar quatro centros e investiu nessas unidades US$ 12 milhões como contrapartida para um projeto de oito anos. Os primeiros quatro centros estão voltados para pesquisa em nanotecnologia para a área de saúde, programas de modelamento matemático, pesquisa voltada para a mineração (com o apoio de cinco mineradoras), e o de sistema único de laboratórios de referências nacionais em segurança alimentar.

 

Mais recentemente, em 2014, o governo também assinou convênio com o Instituto Alemão Fraunhofer, para a instalação do Centro de Energia Solar Fraunhofer, para desenvolver tecnologia fotovoltaica. E em abril de 2015 firmou outra parceria que buscará o desenvolvimento da indústria agroalimentar e florestal do Chile, com foco em detecção de micro-organismos, análise de genomas, mudanças climáticas e agricultura.