Resultados de Sucesso, Novos Caminhos, Novas oportunidades e 2015 – O Ano da Qualidade. Estes foram os temas discutidos na manhã desta sexta-feira (16.04), no Parceria Sindical – todos em um só ritmo – considerado o maior evento de alinhamento entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e parceiros.
"Vamos fazer nosso trabalho superando todas as dificuldades do dia a dia. Tenho certeza que com isso vamos melhorar não somente a nossa qualidade de vida, como contribuir para construir um Brasil melhor". Esta foi a proposta do presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.
Superação é o tema principal do evento e Prado fez questão de ressaltar que a equipe do Senar-MT, os Sindicatos Rurais e os parceiros estão se superando ano a ano. Por outro lado, o presidente também convidou todos para pensar e planejar o futuro. "O conhecimento é primordial para transformar uma nação. Por isso precisamos planejar para conseguir atender a demandas de qualificação e capacitação do setor. Afinal levar conhecimento ao homem do campo é a missão do Senar-MT".
Em 2010, a instituição, em parceria com os Sindicatos Rurais, realizou 93 treinamentos de Mecanização Agricola. Esse número aumentou para 865 em 2014. "E mesmo assim ainda não conseguimos suprir a necessidade de qualificação e capacitação de mão de obra do setor do agronegócio".
Prado chamou à atenção para as qualificações, treinamentos com carga horária superior a 100 horas, oferecidas pelo Senar-MT como a Academia de Lideranças e a Sucessão Familiar. "É preciso incorporar conhecimento para crescer e produzir melhor". Em 2010, o Senar-MT oferecia três qualificações. Já em 2015 esse número aumentou 300%, ou seja, este ano são 12. Além das destacadas pelo presidente há ainda o Negócio Certo Rural (NCR), Mecânica de Tratores e outras oito.
2015 – O Ano da Qualidade – Para o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, como houve um aumento na demanda de treinamentos e de ações junto ao Senar-MT é preciso investir cada vez mais em qualidade. Mattosinho ainda falou sobre a importância de prospectar parceiros, evolução dos eventos, treinamentos e cursos realizados pela instituição e sobre o Plano Anual de Trabalho (PAT). "As reuniões acontecem nos meses de junho e julho. O planejamento é primordial para termos cada vez mais qualidade em nossas ações e serviços".
Novos Caminhos, Novas Oportunidades – Esse foi o tema da palestra do superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Otávio Celidônio. Ele fez um panorama da atual situação econômica do país e destacou que em 2015 pode haver um encolhimento na economia de cerca de 1%, mas também lembrou que a crise pode ser uma oportunidade. "O segredo é estar preparado e fazer bem feito".