Educação é muito mais que preparar as pessoas, é despertar a vontade delas serem melhores. Essa é a opinião do economista Ricardo Amorim. Recheado de discussões interessantes, a tarde no Cresce-MT foi bastante produtiva. Com auditório lotado, o painel "Os pilares do desenvolvimento social", que teve a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, presidente do sistema Famato/Senar, Rui Prado, economista Ricardo Amorim e dos jornalistas Onofre Ribeiro e Luzimar Collares foi interrompido várias vezes pelos aplausos. Esta foi a forma que o público encontrou de demonstrar que estava gostando e aprovando a discussão.
Para o comerciante Paulo Almeida de Arruda, a educação é fundamental em todas as áreas. "A participação neste evento despertou em mim a vontade de fazer o que faço todos os dias de forma diferente. Quero contribuir com a mudança". Ele disse ainda que é com eventos como o Cresce-MT que se começa a mudar a cultura de um povo.
O presidente do Sistema Famato/Senar Rui Prado acrescenta que o Estado está vivendo um processo de mudança. "É hora de traçar estratégias e decidir onde queremos chegar. Nós do Sistema Famato/Senar realizamos este evento porque temos a intenção de contribuir para definir estratégias e dar melhor educação para o nosso povo".
O secretário de Desenvolvimento Econômico Seneri Paludo aproveitou para enfatizar a preocupação sobre como preparar os filhos para o futuro. E a professora aposentada, Suzete Amorim explica que se aprende mais com os exemplos que com as teorias. "É por isso que dizemos que a educação vem do berço e que precisamos dar bons exemplos".
Ricardo Amorim acrescenta que é preciso ter mais prática nas escolas. "As crianças precisam ler mais e entender o que estão lendo e como aprendem com o exemplo, precisamos estar sempre atentos para dar bons exemplos".
Vontade de fazer melhor e diferente. Essa foi a sensação do economista Carlos Bergamesso. Ele disse que as palestras foram muito interessantes e os assuntos se complementaram fazendo com que as pessoas pudesse ter novas ideias e atitudes. "Participar destas discussões é uma forma de mudar a forma de pensar". E a tarde foi encerrada assim, com muitas pessoas empolgadas e prometendo fazer o melhor e de forma diferente.