Neste dia 07 de abril o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) completa 22 anos de atuação no Estado. Para o presidente do Sistema Famato Senar-MT, Rui Prado, há muito o que se comemorar. “Neste período a instituição cresceu e graças às parcerias com os Sindicatos Rurais e prefeituras consegue beneficiar cidadãos de todos os municípios do Estado”, informa Prado.
Entretanto, para o presidente o maior presente da instituição são as vidas que o Senar-MT conseguiu transformar. “No primeiro ano de atuação da instituição foram realizados 31 eventos educacionais e 413 pessoas atendidas em nove municípios de Mato Grosso. Hoje o Senar-MT atende, em média, 40 mil pessoas por ano e chega a todos os municípios”.
Uma dessas pessoas atendidas pelo Senar-MT foi o morador de São José do Rio Claro (a 299 km de Cuiabá) , João Batista do Nascimento. “Se não fosse o Senar-MT continuaria sendo empregado de algum açougue da cidade, sem perspectiva de crescimento”, avalia. “Mas depois de fazer vários cursos, entre eles o de Embutido e defumados comecei meu próprio negócio, a Casa de Carne Vitória, que foi bem aceita pela população. Não pretendo voltar a ser empregado”, conta.
Em Vila Rica (a 1248 km da Capital) o domador de cavalos, Manoel da Silva, também viu sua vida progredindo. “Antes de fazer o curso do Senar-MT eu era vaqueiro, mas nada ia pra frente. Eu não tinha nada”, lembra. “Agora consegui ser referência de doma racional em Vila Rica e região, estou conquistando minhas coisas e até consegui comprar minha casa”, revela.
O município de Rosário Oeste (111 km de Cuiabá) também teve uma de suas moradoras melhorando de vida após passar por capacitações do Senar-MT. “Fiz muitos treinamentos da instituição, na época ainda trabalhava em escolas como auxiliar serviços gerais, e complementava a renda com produtos que eu fazia e vendia”, cita Eunice Lazzari Ruzin. “Depois que me aposentei resolvi investir no que aprendi e criei a Cantina da Roça. Aqui vendo os pães, queijos, embutidos e defumados que aprendi a fazer nos treinamentos do Senar-MT Até os produtos de higiene e limpeza que uso na cantina foram o Senar-MT que me ensinou a fazer”, conta.
Núcleos Avançados – Desde o ano passado o Senar-MT investe em Núcleos Avançados de Capacitação. São unidades que tem o objetivo de capacitar a mão de obra de pessoas que vivem na cidade para ocuparem postos de trabalho no campo. Em 2014 em parceria com os sindicatos rurais a instituição inaugurou as unidades de Tangará da Serra e Barra do Bugres. “Os municípios de Primavera do Leste, São José dos Quatro Marcos e Cotriguaçu também foram contemplados com espaços semelhantes”, afirma o superintende do Senar-MT, Tiago Mattosinho.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e o https://instagram.com/senar_mt/