A criação de um grupo de jovens produtores para debater as questões do agronegócio é uma das ideias sugeridas pelos seis representantes de Mato Grosso que participaram do programa CNA Jovem, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Central) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O programa visa formar novos líderes para o campo e encerrou as atividades no último domingo (29.03), na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília
"A ideia é formar um grupo que atraia os jovens produtores para o Sistema Famato/Senar e neste grupo discutir o agronegócio no Estado. A princípio estamos chamando de Famato Jovem", conta o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Arruda, um dos participantes do programa. A ideia surgiu como uma forma de não deixar morrer tudo o que foi aprendido nos encontros do programa. "Durante todo o programa debatemos assuntos relevantes como sucessão familiar, educação para o campo, Meio Ambiente e outros. Em cada encontro apresentamos projetos sobre os temas tratados, então temos muito o que mostrar", revelou.
Para a produtora da região de Querência, Taciane Dell Osbel, o programa foi muito positivo, pois as palestras foram bem didáticas e direcionadas para o agronegócio. "Mesmo com as diferenças regionais vimos que a troca de ideias pode surtir efeitos bacanas. Nos encontros desenvolvemos desafios práticos voltados para o agro e propusemos planos de ação de grande relevância para o seu estado de origem", avaliou.
O Programa CNA Jovem foi criado pelo Sistema CNA/SENAR e realizados com apoio das federações estaduais e as administrações regionais do Senar. A qualificação foi voltada para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 35 anos, com objetivo de preparar jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário, que transformou o País de importador a exportador de alimentos, que hoje lidera o ranking da produção mundial e sustenta a economia do Brasil.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook. Curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).