A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Família busca capacitação antes de abrir empreendimento em Barra do Garças

Post Image

Depois de anos atuando como comerciante de um açougue em Barra do Garças (500 km de Cuiabá) a família Nonato decidiu que era hora de ampliar os negócios.  No início do mês inaugurou a processadora Qualisui, com objetivo de comercializar carne suína, embutidos e defumados (linguiças, costeletas e bistecas). A estimativa é processar em torno de 600 mil quilos de carne suína por mês na unidade para atender a região da Grande Barra (Barra do Garças, Pontal e Aragarças).

 

A nova planta de embutidos exigiu da família Nonato investimento de aproximadamente R$250 mil e também capacitações técnicas. “Como já trabalhávamos com açougue, conhecimentos de cortes, desossa e armazenamento da carne nós já tínhamos. Entretanto, precisávamos aprender as técnicas dos embutidos”, explicou a gerente financeira e administrativa da Qualisui, Ariane Nonato, filha dos empresários Nilton e Luci Nonato, donos da Qualisui.

 

Para atender esta demanda a empresa procurou o Sindicato Rural de Barra do Garças, que ofereceu o treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), “Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne suína”, de 40 horas. Então Ariane e o gerente de Produção da Qualisui, Fábio Nonato, participaram do curso realizado no ano passado. “Foi um treinamento muito bom, ajudou a ter uma visão geral da produção, com destaque para as boas práticas, cuidados necessários com a higiene e limpeza e as técnicas de embutidos e defumados”, contou.

 

A empresa nasceu com seis funcionários no setor administrativo e outros três na linha de produção. “Mas a nossa pretensão e expandir e gerar mais oportunidades em Barra do Garças. Acredito que novos treinamentos serão necessários para qualificar essa mão de obra que chegará”.

 

PNDS –  O Senar-MT oferece mais de 180 tipos de treinamentos para qualificar a mão de obra nas 15 cadeias produtivas atendidas pela instituição. Além disso, também desenvolve 15 programas especiais. Dentre eles, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) que em 2014 formou 228 participantes em seis municípios de Mato Grosso. Este programa tem como objetivo capacitar trabalhadores da Cadeia Produtiva de Suinocultura.

 

Idealizado pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), o PNDS está presente em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em Mato Grosso é realizado pelo Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais, Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).