De acordo com o presidente do sindicato rural de Cocalinho (a 761 km de Cuiabá), Tadeu Barbosa, a região tem a economia baseada na pecuária de corte, mas já vê a lavoura de soja entrando na região. “Nesta safra 2014/2015 já foram plantados cerca de 8 mil hectares de soja no município”. O ex-presidente Manoel Teles acrescenta que para atender a demanda crescente de qualificação de mão de obra no campo o Sindicato Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realiza neste mês de março os treinamentos de Doma racional de muares e Administração de pequenas propriedades rurais.
Segundo eles, os treinamentos mais demandados junto ao sindicato rural são da cadeia produtiva da bovinocultura, como doma racional e manejo. “No ano passado tivemos bastante treinamentos de segurança no trabalho também”, lembrou. “A parceria com o Senar-MT é muito importante para garantir a qualificação da mão de obra da região, pois a região é distante da capital dificultando o acesso a informação dos trabalhadores”, afirma Barbosa.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).