A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Jovem comemora contratação após se qualificar para o campo

Post Image

O Dia internacional das mulheres é comemorado no dia 08 de março, mas a moradora de Mirassol D’Oeste (300 km de Cuiabá), Maria Thais Sampaio, 20, comemora a data antecipadamente. Recentemente recebeu proposta de emprego como operadora de máquinas da Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Rio Branco (Cooperb) e considera a contratação um presente. "É um sonho que estou realizando. Gosto muito do trabalho no campo", conta.

 

Maria Thais foi uma das participantes do Programa Campo Aprendiz – Mecanização Agrícola em Cana de Açúcar, uma qualificação de 960 horas realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Mirassol e a Cooperb no ano passado.  

 

A jovem tem dois filhos e mora com a mãe. Apesar de contar com ajuda materna, sabe que a responsabilidade de levar o sustento para casa é sua.  "Aqui em Mirassol não está fácil encontrar emprego, quando muito se paga salário mínimo", comenta. "Eu mesma trabalhava como auxiliar de escritório na cidade e recebia um salário mínimo, agora já entro na empresa rural recebendo R$ 1.200 na Carteira de Trabalho e mais um valor por produtividade", comemora.

 

Além do salário conquistado o fato de ser exemplo no município enche Maria Thaís de orgulho. "Quando fizemos o curso do Senar éramos poucas mulheres, eu e mais duas colegas, agora que conquistamos nosso espaço vejo que a mulherada de Mirassol faz fila para conseguir uma vaga no treinamento", revela.

 

"Nesta região o cultivo de cana de açúcar é a principal atividade, quem não tem qualificação só encontra vagas no corte manual da cana ou como ajudante de limpeza, que são serviços bem pesados e com remuneração baixa", lembra.

 

"Se pudesse enviar uma mensagem neste Dia das mulheres é que cada mulher procure o que for melhor para ela e se qualifique, porque sem conhecimento não somos nada", aconselha.

 

A analista de projetos técnicos do Senar-MT, Daniela Figueiredo, responsável pelo programa no Estado, explica que a turma de Mirassol foi a  sexta do Campo Aprendiz concluída em Mato Grosso. "Atendemos cerca de 180 pessoas com este programa e temos mantido a média de 20% de efetivação dos participantes após o encerramento do curso", enfatiza.

 

Para participar do programa é preciso preencher alguns pré-requisitos como ter entre 18 e 24 anos, já concluíram o Ensino Fundamental, ou estar cursando o 2º grau ou uma faculdade, além de possuírem carteira de habilitação, já que vão ter aulas práticas com uso de tratores.

 

PROGRAMA – O "Campo Aprendiz" é um programa de formação profissional rural, com metodologia de ensino voltada aos aprendizes de 18 a 24 anos, para o ingresso no mercado de trabalho, e que atende a demanda gerada pela Lei de Aprendizagem (Lei nº. 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005). Além de cumprir sua função social, contribui para a formação de um profissional mais capacitado para as atuais exigências do mercado de trabalho.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).