A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Parceria entre Sistema Famato/Senar e Embrapa debate tecnologias de sistemas integrados

Post Image

 

Pelo terceiro ano seguido o Sistema Famato/Senar é parceiro da Embrapa Agrossilvipastoril, sediada em Sinop, na realização dos dias de campo da instituição de pesquisa. Nesta  sexta-feira (27.02) será realizado o 5º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. O evento contará com a participação de técnicos, produtores, estudantes e profissionais ligados ao setor agropecuário.

 

“Esta parceria é importante e nos permite estar mais um ano levando conhecimentos e novas tecnologias sobre sistemas integrados tanto para os produtores quanto para estudantes, consultores e técnicos de Mato Grosso. Isso nos orgulha, pois é uma forma de tornar o agro ainda mais forte no estado”, afirma o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, que participa da abertura do evento, em Sinop.

 

Após a abertura,   os participantes serão divididos em grupos e percorrerão um circuito de cinco estações temáticas. Em cada uma delas haverá uma apresentação de 40 minutos feita por pesquisadores da Embrapa e de instituições parceiras.

 

Neste ano, o destaque será para o tema boi safrinha, presente em duas estações. Em uma delas será discutido o estabelecimento da planta forrageira após a soja, seja pelo consórcio de milho com braquiária, indicado para regiões com maior período chuvoso, ou com sobressemeadura enquanto a soja está começando a amarelar. Esta técnica vem sendo usada em regiões mais secas, como o Vale do Araguaia, e amplia o período de germinação do capim.

 

Os cuidados com o manejo do pastejo do gado serão abordados em outra estação. Uma novidade será a demonstração do uso de uma régua que auxilia o pecuarista a definir o momento correto de colocar e retirar os animais do pasto.

 

A pecuária ainda será assunto em uma palestra sobre a nutrição de ruminantes e as emissões de metano pela fermentação entérica dos bovinos. Nesta estação será apresentado um equipamento pioneiro no Brasil que é utilizado em pesquisas para mensurar as emissões de metano de maneira automática e em tempo real, sem causar qualquer desconforto aos animais.

 

As culturas anuais também terão espaço em uma estação que trará informações sobre o feijão-caupi e as variedades de sorgo forrageiro, granífero e biomassa como alternativas de cultivo em sucessão à soja.

 

O aspecto financeiro também terá sua vez na programação. Na quinta estação, representantes do BNDES trarão orientações e estudos de caso sobre a linha de crédito rural do Programa ABC, que financia a adoção de sistemas de produção de baixa emissão de carbono, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), plantio direto, recuperação de pastagens, fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas e tratamento de dejetos animais.

 

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flávio Veloso Silva, a programação do evento foi definida com base nas principais demandas da região. A integração lavoura-pecuária é uma delas, uma vez que é cada vez maior o número de produtores que utilizam a agricultura como estratégia de reforma de pastagem e passam a integrar os sistemas.

 

Dentre as modalidades possíveis de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), os sistemas agropastoris são os mais adotados em Mato Grosso. Atualmente são cerca de 450 mil hectares com esse sistema, de acordo com pesquisa realizada pela doutoranda Juliana Gil, da Universidade de Hohenheim.

 

EVENTOS – Em 2015 a parceria deverá realizar mais 10 dias de campo em diferentes regiões do Estado. As datas e locais ainda não foram definidos.

 

Com Núcleo de Comunicação Organizacional  Embrapa